quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Médico Ariovaldo Vulcano, eterno Presidente do Consistório Nº 1.

    Nascido no dia 26 de julho de 1915, no município de Bragança Paulista, em São Paulo, ARIOVALDO VULCANO era filho de José Vulcano e de Marieta Luiza Vulcano.
Ariovaldo Vulcano medico macom
Professor ARIOVALDO VULCANO


   Formou-se Médico Laboratorista pela Escola Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

  Foi Professor de Medicina e primeiro Diretor do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Link para a => Galeria dos Diretores). Aposentou-se no ano de 1985.
  ARIOVALDO VULCANO foi iniciado maçom no dia 30 de janeiro de 1953, na Loja Maçônica Estrela do Rio (Link para a => Loja Estrela do Rio), no Rio de Janeiro e elevado ao 
Grau 33 (Grande Inspetor Geral) em 18 de fevereiro de 1961.
O uso da gravata borboleta
era uma peculiaridade do
maçom ARIOVALDO VULCANO. 
   No Grande Oriente do Brasil, destacou-se nos cargos de membro do Conselho Federal da Ordem e Vice-Presidente e Presidente da Soberana Assembléia Federal Legislativa (Link para a => Soberana Assembléia Federal Legislativa).
   No Supremo Conselho do Brasil ocupou os cargos de Membro Efetivo do Supremo Conselho, Grande Secretário Adjunto do então Sacro Colégio (atualmente Santo Império), Lugar Tenente Comendador e Soberano Grande Comendador, sucedendo DJALMA DOS SANTOS MOREIRA.
   Na época em que ocupou o cargo de Lugar Tenente Comendador, foi também Presidente do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo, no Acampamento do Rio de Janeiro, no período entre 21 de dezembro de 1972 a 15 de dezembro de 1975.
Ariovaldo Vulcano
No Consistório, Ariovaldo Vulcano portava
o título de Soberano dos Soberanos.
  ARIOVALDO VULCANO, atualmente, é o nome de diversas lojas maçônicas brasileiras. 
   É patrono da cadeira 36 da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal. (Link para a => Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal).
Como Soberano Grande Comendador, ARIOVALDO VULCANO
 adquiriu grande parte do mobiliário do Supremo Conselho. 
   Através do Decreto nº 0016, de 16 de junho de 1995, o Museu Maçônico do Grande Oriente do Brasil, na sede do Poder Central, em Brasília, passou chamar-se Museu Ariovaldo Vulcano. (Link para visita virtual => Museu Ariovaldo Vulcano)
    ARIOVALDO VULCANO no faleceu no dia 19 de outubro de 1988, ocupando o cargo de Soberano Grande Comendador.  

6 comentários:

  1. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento, Consistório nº 1.
    Amigo e Chefe.
    Ariovaldo Vulcano, Soberano Comendador, foi um Príncipe da Maçonaria Escocesa. Educado, era culto, polido no tratamento dos seus pares e irmãos do REAA.
    No dia em que passou mal, para ir a òbito, estava em seu Gabinete no Campo de São Cristóvão e coube a mim, que lá estava, levar a notícia do seu falecimento ao Grão Mestre Sylvio ClaudiO, no Bairro de Fáatima, sede do GOERJ. Tal evento, causou profundo pesar no meio Maçônico, pois ele foi o iniciador da grande obra que se constituiu o Palácio Maçônico do Escocismo, no Campo de São Cristóvão, na Cidade do Rio de Janeiro. Muitos outros Soberanos Gão Mestres deram continuidade ao seu trabalho na construção do Templo, até o nosso Soberano Enir de Jesus da Costa e Silva.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Membro Efetivo do Consistório, nº 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão Sangenis, o teu testemunho como participante e por vezes, protagonista, da história da Maçonaria Fluminense fez e faz total diferença.
      Agradecemos a tua participação.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir
  2. Quando colei o Gr.´. 4 na Loja Cruzeiro do Sul, que funcionava na Templo Nobre do GOB (naquele tempo o GOB ainda era aqui), tive a honra e o prazer de conhecer o Sob.´. Ir.´. Vulcano e de acompanhar muito de perto a a luta para a construção do que hoje existe em São Cristóvão. Ouvi muitas vezes seus ensinamentos e também levei "puxão de orelha" para melhorar aquilo que estava construindo na maçonaria. Irmãos do estirpe dele fazem falta à nossa ordem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão Antomar, obrigado pelo depoimento.
      Nosso Irmão Vulcano foi um exemplo digno de maçom.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir
  3. Amados II:. do Consistório é muito importante relembrarmos do ir:. Vulcano. Aprendi muito com ele.
    Sergio Menezes Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. Sergio Menezes Nogueira, agradecemos a visita e o comentário.
      Ratificamos sua opinião acerca do grande Irmão ARIOVALDO VULCANO.
      Um abraço fraterno.

      Excluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.