sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Personagens do Grau 31 (Osíris) - Parte 1

   O deus egípcio Osíris é um importante personagem estudado no Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
   Sua figura, maçonicamente, simboliza o julgamento ao qual todos seremos submetidos após a morte. Era considerado, no Antigo Egito, o deus do Além, ou da Eternidade.
Osíris era retratado em verde 
por ser o Deus da Vegetação.
  Osiris era o filho primogênito da deusa Nut (o Céu) com o deus Geb (a Terra) e tinha como irmãos o deus Set (ou Seth) e as deusas Ísis e Néftis.
     Apesar da sua origem divina, a mitologia afirma que, antes de tornar-se o deus da Eternidade, Osíris governou as terras do Egito, milênios antes de Menés (ou Narmer), o primeiro faraó.
     Na sua forma terrena, o deus do Além era negro e possuía um porte físico muito superior ao dos seres humanos.
    Osíris teria assumido, na cidade de Tebas, o governo das terras egípcias das mãos do deus Rá (o Sol), ou do deus Shu (o Ar Seco)
Posteriomente casou-se com sua irmã, a deusa Ísis. O deus Set (ou Seth), seu irmão, casou-se com a outra irmã, a deusa Néftis.
Seth era retratado em vermelho
 e era considerado deus da 
desordem, da violência e da traição.
   Diferentemente de Osíris, ao deus Set coube apenas o governo dos oásis existentes no deserto egípcio. Esse cargo de menor prestígio resultou num permanente ódio de Set contra seu irmão Osíris.
    Conta a tradição que, quando assumiu o Egito, sua população encontrava-se em estado de selvageria. Apesar de viverem às margens do rio Nilo, não reconheciam as plantas comestíveis e os alimentos eram escassos, chegando a praticarem a antropofagia
     Teriam sido os deuses Osíris, Ísis e Néftis os responsáveis por ensinarem ao povo os primeiros passos que os levariam a se tornarem uma civilização.
   Conforme a mitologia, Ìsis teria ensinado aos egípcios como deveriam constituir e conviver em família, bem como as técnicas de tratamento dos doentes. À deusa Néftis coube ensinar a tecelagem e a confecção de pães.
A medicina egípcia incluía o uso de ervas, emplastros e óleos.
   Osíris, que também era o deus da vegetação, ensinou aos homens quais plantas serviriam como alimentos, entre elas: o trigo, a videira e a cevada. Ensinou também as técnicas de semear, colher, moer os grãos, prensar uvas para fazer o vinho, obter a cerveja a partir da cevada e extrair metais da terra (como ouro, o cobre e o ferro). 
Na mitologia, Ptah foi o primeiro
 rei divino do Egito, entre 5.000 e 
6.000 anos antes da Era Cristã.
     A tradição egípcia afirma que Osíris construiu com as próprias mãos a primeira enxada.
   O período de Osíris à frente do povo egípcio é considerado como a Idade do Ouro do Antigo Egito e remonta aproximadamente ao quinto ou sexto milênio antes da Era Cristã.
      À luz da filosofia maçônica, é possível considerar que o deus Osíris, durante seu período junto aos homens, desempenhou um papel emancipador, usando a educação, o trabalho e os valores ligados à família, como as ferramentas do seu esforço civilizatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.