segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O reinado dos Stuarts na Grã-Bretanha e o Rito Escocês Antigo e Aceito (Parte 1)

Rainha Isabel I
Rainha Elizabeth, a rainha virgem.
No seu reinado, a Inglaterra teve
um grande progresso marítimo.
    A dinastia dos Stuarts ( ou Casa dos Stuarts) foi uma nobre família de origem escocesa, católica e absolutista, que reinou na Inglaterra a partir do ano de 1603, com o rei Jaime I, até o ano de 1714, com a rainha  Ana da Grã Bretanha.
   A dinastia dos Stuarts (ou Stewart) assumiu o trono inglês através do rei James I (ou Jaime I), em razão da rainha Elizabeth I (ou Isabel I)filha do rei Henrique VIII, da dinastia Tudor, não ter gerado herdeiros ao trono da Inglaterra.
     A ausência de herdeiros ingleses resultou que o rei Jaime IV, da Escócia, um parente distante da rainha Elizabeth I, assumisse o trono inglês e passasse a governar a Escócia e a Inglaterra simultaneamente, com o título de rei James I.
Magna carta
Desde 1215, a Inglaterra possuía a Magna Carta, documento assinado pelo Rei João Sem Terra, que limitava os poderes do rei, impedindo o Absolutismo.
    O rei Jaime I e seu filho, e sucessor, Carlos I (reinou entre 1625 e 1649), ambos absolutistas e católicos, enfrentaram sérios conflitos com a burguesia, os protestantes e o Parlamento inglês, resultando que o rei Carlos I fosse deposto e decapitado em 1649, sendo substituído pelo Lord Protetor Oliver Cromwell.
    Cromwell deu início ao único período republicano ocorrido na Inglaterra. Esse período ditatorial encerrou-se em 1660, com o retorno da dinastia Stuart ao poder, através do rei Carlos II, que reinou  até 1685.
   Carlos II foi sucedido por seu irmão James II, que reinou entre 1685 e 1688.
   As duas rainhas que sucederam James II, encerraram o período da dinastia Stuart à frente do trono da Inglaterra. A primeira foi Maria II da Inglaterra, que reinou com seu marido Guilherme de Orange (ou Guilherme III), entre 1689 e 1702, valendo-se da Revolução Gloriosa (ou Revolução sem sangue), e Ana da Inglaterra, que reinou entre 1702 e 1714.
   O período que a dinastia Stuart reinou na Inglaterra, o período de governo de Oliver Cromwell e suas sangrentas perseguições, o retorno da família dos Stuarts ao trono inglês e a Revolução Gloriosa, todos eles em conjunto trouxeram várias consequências ao período inicial da formação da Maçonaria Especulativa na Europa. Essas consequências serão analisadas nos estudos posteriores.
Brazão da Casa Real dos Stuarts
A frase na parte inferior do brasão é uma referência da
dinastia dos Stuarts nos Altos Graus Escocêses.

2 comentários:

  1. Comandante em Chefe, Ir. Sacramento. Consistório, nº 1
    Muito interessante o comentário apresentado, de fato esses fatos históricos deram origem ao Rito Escocês, na França, para onde os Stuarts haviam fugido, em face dos conflitos religiosos e a perseguição de Oliver Cromwell, que foi implacáve, fechando o Parlamento Inglês e se tornando um Ditador com amplos poderes. Mas ao se retirar pela pressão das cortes européias e mais o fato de estar doente, voltou o Reinado dos Stuarts.
    Não tenho tido tempo de comentar, pois demanda estudos aprofundados, mas farei todo o possível para continuar colaborando com o meu Comandante em Chefe.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Membro Efetivo do Consistório, nº 1

    ResponderExcluir
  2. Caro Irmão Sangenis, agradecemos o comentário e a análise histórica.
    Receba nosso tríplice abraço.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.