sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Personagens do Grau 32 (Zoroastro).

     Muito embora não haja um consenso histórico que informe com precisão as datas de nascimento e morte de Zaratustra (em grego, Zoroastro), é corrente o conhecimento de que esse profeta atuou no período que vai do final do século VII a. C. até o início do século VI a. C. 

     O papel de Zoroastro foi antes de tudo o de reformador das antigas religiões iranianas. Sua atuação ocorreu no que hoje é o nordeste do Irã e seus ensinamentos posteriormente atingiram diversas outras regiões da Ásia.
    As doutrinas ensinadas por Zoroastro por serem muito antigas e amplamente disseminadas nas regiões da Ásia Central e do Oriente Médio, tiveram significativa influência sobre religiões posteriormente formadas nesses locais como: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo
    No campo religioso, o pensamento de Zoroastro gerou o Zoroastrismo. A qual é considerada uma das primeiras manifestações monoteístas da Antiguidade e que possui algumas semelhanças com religões mais modernas, como: a crença em um juízo final, na ressurreição, na futura vinda de um messias e na existência de um paraíso após a morte. Seu livro sagrado é o Avesta, o qual, tal como a Bíblia, é uma coletânea de livros.
   Ainda hoje, podemos encontrar seguidores do Zoroastrismo principalmente na Índia (os parsis) e no Irã (os gabars).
    Zoroastro reformou e organizou as antigas tradições politeístas iranianas, atribuido-lhes uma base moral e ética. No rol de seus ensinamentos, estão incluídos: a crítica à desorganização resultante da vida nômade, a importância da fixação da família às terra e o combate às condições sociais então existentes
    É atribuída a Zoroastro a introdução da prática da agricultura, como forma de combater o nomadismo entre os primitivos povos iranianos. 
O Faravahar é um dos símbolos do Zoroastrimo.
    Para  a Maçonaria, o papel fundamental de Zoroastro foi o de reformador, ou seja, de um personagem que atua positivamente na sociedade com o objetivo de aperfeiçoá-la, melhorando suas condições materiais de existência, e servindo como orientador, no sentido da definição de valores éticos e morais que melhor estabeleçam uma convivência entre os homens.

3 comentários:

  1. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento, Consistório, nº 1.
    Seu estudo está completo e muito interessante, pois Zoroastro foi uma daquelas figuras que introduziram o monoteísmo no Mundo de muitos deuses. Esse o seu legado maior que, de fato, influenciou as três maiores Religiões do Mundo - o Judaísmo - o Catolicismo e o Islamismo, que através das tradições liturgicas/religiosas, estabelecidas nas regiões em que atuou ativamente. Por esse motivo e sendo a Maçonaria Universal fraterna, a sua personalidade e estudada e cultuada, como um dos Avatares da Grande Crípta, estudada no Grau 32.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Membro Efetivo do Consistório, nº 1.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Irmão Sangenis, pela participação.
    Receba nosso tríplice abraço.

    ResponderExcluir
  3. BELO trabalho Ir.'. Tudo justo e perfeito!

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.