Nossa indicação de literatura maçônica é a leitura do livro "História do Supremo Conselho do Grau 33 do Brasil", de autoria do pesquisador maçom KURT PROBER.
A obra trata da caminhada do nosso Supremo Conselho, desde a sua criação no século XIX até o início do século XX. Narra seus avanços, tropeços, conquistas e cisões. O autor vale-se de uma expressiva quantidade de documentos (atas de reuniões, ofícios, decretos, cartas patentes etc.) para embasar sua narrativa.
O livro não é facilmente encontrado nas livrarias, mas encontra-se disponível para pesquisa na biblioteca do nosso Supremo Conselho (Sala de Leitura José Ramos Penedo), que funciona das 09:00 horas às 16:00 horas.
Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório nº 1
ResponderExcluirConheci o Ir. Kurt Prober. Morava na Ilha de Paquetá. Era um homem dedicado inteiramente à pesquisa maçônica. Escreveu diversos livros, todos frutos de muitas horas de estudo. No final de sua vida, já bastante doente, ainda, vinha ao Lavradio vender os seus livros e todos o tratavam com muita atenção. Deixou um grande acervo, que não chegou a ser publicado e após sua morte, esse material, não foi encontrado, tendo ficado esse grande mistério...muitos irmãos dizem que ele teria destruído o material, alegando a falta de apoio da Maçonaria.
Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Membro Efetivo do Consistório Nº 1
Querido Irmão Sangenis, mais uma vez obrigado pelo depoimento histórico relevantíssimo.
ResponderExcluirReceba nosso tríplice abraço.