segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Personagens do Grau 31 (Ammut, o devorador)


  No Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador) é estudado o Tribunal de Osíris. Esse Tribunal é um colegiado de divindades egípcias presidido por Osíris (Usir, ou Ausar), deus da vegetação e da vida no Além. (Sobre o Tribunal de Osíris, acesse o link => ESTUDO SOBRE O TRIBUNAL DE OSÍRIS)
    Conforme a Antiga Religião Egípcia, após a morte, a alma do defunto era conduzida ao Tribunal de Usir (Osíris) e julgado conforme as antigas tradições.
Tradicionalmente, Osíris é representado sentado em seu trono,
tendo às suas costas as deusas e irmãs Néftis e Ísis. 
   No decorrer do julgamento, o coração do morto era pesado e seu atos durante a vida eram analisados. Caso o morto fosse condenado, tornava-se um renegado e sua alma e seu coração eram devorados pelo deus Ammut (Ammit, Amut ou Ahemait).
    Ammit era representado como um híbrido de: hipopótamo (parte traseira), leão (o corpo) e crocodilo (a cabeça).

      Esse personagem era retratado em antigas gravuras ocupando um lugar na Sala das Duas Verdades (Salão do Julgamento), próximo à balança que pesava o coração do morto.
Ammut acompanha o resultado da pesagem do coração do morto.
As anotações são feitas pelo deus Toth.
  O deus Ammut simbolizava para os antigos egípcios a condenação eterna aplicada pela justiça divina. Com a devoração da alma, o condenado deixava definitivamente de existir.
Ammit devorava o corpo e alma do condenado.
     Ammit era um deus terrível, inspirador do mais profundo terror e, por isso, era idealizado como uma mistura dos animais considerados os mais perigosos por aquele povo.
    Filosoficamente, a missão de Ammut significa a aplicação implacável da pena divina, após o julgamento dos atos em vida.

2 comentários:

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.