domingo, 8 de dezembro de 2013

Grande Constituição Escocesa de 1786 (Artigos X a XII)

   Dando continuidade ao estudo da Grande Constituição de 1786.
   O Artigo X estabeleceu que os Grande Inspetores do Rito estavam vedados de concederem certificados ou quaisquer graus, a partir do Grau 30 (Cavaleiro Kadosch).
  O Artigo XI definiu que o Grau 30 (Cavaleiro Kadosch) e o Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) só poderiam ser concedidos mediante a presença de pelo menos três membros efetivos do Supremo Conselho.
O Grau 30 (Cavaleiro Kadosch) é o mais elevado estudado no Conselhos Filosóficos de Kadosch.
O Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) é o mais elevado estudado nos Consistórios. 
   Os Artigos X e XI deixam evidentes as intenções da Grande Constituição de 1786 de controlar a concessão dos últimos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, impondo regras mais rígidas para as elevações aos graus, visando organizar o Rito recém-criado.
  O Artigo XII estabeleceu que os Supremos Conselhos doravante assumiam os poderes maçônicos antes pertencentes a Frederico II, rei da Prússia.
Frederico II é considerado o primeiro
Soberano Grande Comendador
do Rito escocês Antigo e Aceito.
  Esse artigo organiza cada Supremo Conselho como uma potência maçônica de caráter monárquico, com poderes centralizados e soberanos
   Num Supremo Conselho não há a divisão entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciários, como ocorre no Grande Oriente do Brasil (GOB), por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.