sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Indicação de literatura maçônica (Os Graus Inefáveis - Loja de Perfeição)

   A indicação de literatura maçônica é o livro Os Graus Inefáveis – Loja de Perfeição, de autoria do pesquisador e escritor maçom RIZZARDO DA CAMINO.
   A obra trata da Mitologia, da Ritualística, da História e da Filosofia do Grau 4 (Mestre Perfeito) ao Grau 14 (Grande Eleito, ou Sublime e Perfeito Maçom) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
    O livro faz a descrição dos onze graus que compõem os Graus Inefáveis e começa a sua análise pelo assassinato de Hiram Abbiff, Mestre Arquiteto do Templo de Salomão.
   A pesquisa aborda com detalhes o Grau 4 (Mestre secreto), o Grau 5 (Mestre Perfeito) o Grau 6 (Secretário Íntimo), o Grau 7 (Preboste e Juiz), o Grau 8 (Intendente dos Edifícios), o Grau 9 (Cavaleiro eleito dos Nove), o Grau 10 Cavaleiro Eleito dos Quinze), o Grau 11 (Sublime Cavaleiro dos Doze), o Grau 12 (Grão Mestre Arquiteto), o Grau 13 (Cavaleiro do Real Arco) e o Grau 14 (Perfeito e Sublime Maçom).
Os aventais usados no Grau 4 (Mestre Secreto) e
Grau 9 (Mestre Eleito dos Nove) apresentam importantes
símbolos relacionados aos Graus Inefáveis.
    A obra apresenta também um importante apêndice, no qual são estudadas: a cisão maçônica ocorrida em 1927 e as Grandes Constituições de 1786, entre outros assuntos.
      A leitura do livro Os Graus Inefáveis – Loja de Perfeição é necessária ao maçom que deseja prosseguir sua caminhada pelos 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.
    A obra está disponível na Sala de Leitura JOSÉ RAMOS PENÊDO, localizada no Complexo Arquitetônico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Um comentário:

  1. Excelente recomendação Comandante em Chefe
    Fernando Expedito
    33 IME 056881

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.