No dia 25 de setembro de 2014, o Blog do Consistório Nº 1 realizou a seguinte entrevista com o maçom MÁRIO LÚCIO DE LIMA NOGUEIRA, Grau 33 (Grande Inspetor Geral) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
MÁRIO LÚCIO DE LIMA NOGUEIRA foi iniciado na Maçonariano ano de 1980 e elevado ao Grau 33 em 2006.
Nos Graus Simbólicos (do Grau 1 ao Grau 3), atualmente é Venerável Mestre e membro fundador da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Jean Baptiste Willermoz, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro (link para => Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro) e membro do Tribunal de Contas Maçônico do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro.
Nos Altos Graus (do Grau 4 ao Grau 33), MÁRIO LÚCIO DE LIMA NOGUEIRA é detentor da Medalha do Mérito Montezuma, a mais alta condecoração concedida pelo Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito e atualmente ocupa o cargo de Grande Secretário do Consistório Nº 1.
Conforme explicou, é nos Altos Graus que o maçom aprende a “submeter sua vontade e a cavar masmorras ao vício”.
O entrevistado afirmou que considera o Grau 18 (Cavaleiro Rosacruz) como o grau mais importante do Rito Escocês Antigo e Aceito, pois é o mais esotérico. Afirmou ainda que, além desse fato, o Grau 18 é conferido a partir da realização de uma bela cerimônia e de um ágape ritualístico que remonta aos primórdios da Maçonaria.
Na Maçonaria, o ágape é a cerimônia ritualística onde se compartilha uma refeição fraternal. |
MÁRIO LÚCIO explicou que, para estimular os maçons dos Graus 1, 2 e 3 a prosseguirem seus estudos, devem ser apresentados aos maçons mais novos, os exemplos dos valores adquiridos ao longo da carreira maçônica.
O entrevistado destacou o personagem George Washington como exemplo a ser seguido pela Maçonaria, devido ao seu papel na Independência dos Estados Unidos da América, bem como pelos ideais que preconizou para a criação daquele país.
George Washington foi maçom e primeiro presidente dos Estados Unidos da América. |
O Grande Secretário do Consistório Nº 1 destacou a importância da criação do Colégio dos Grandes Inspetores Gerais em todo o Brasil como uma estratégia importante para o desenvolvimento do Rito Escocês Antigo e Aceito.
MÁRIO LÚCIO fez questão de apontar o maçom BENITO COHEN, Grande Tesoureiro do Consistório Nº 1, como seu modelo de maçom, pelo seu cultivo aos valores morais e intelectuais e pelo amor que demonstra pela Ordem Maçônica.
Por fim, MÁRIO LÚCIO DE LIMA NOGUEIRA afirmou o seu desejo de, no futuro, construir uma instituição ou fundação, dirigida por maçons, direcionada à cuidar da juventude. Segundo ele, o propósito dessa instituição seria oferecer educação, valores morais e capacitação profissional aos adolescentes em situação de abandono.
Cmt. em Chefe Ir.'. Milton Antônio Graça do Sacramento - Consistório nº 1.
ResponderExcluirSalutar e merecida é essa homenagem, pois o Ilustre Ir.'. Mário Lúcio, pelo pouco contato que com ele eu tive, no qual me senti honrado, demonstrou um espírito fraterno e cordial, característica dos grandes maçons, quando estive na secretaria do Consistório nº 1.
Ao Pod.'. Ir.'. Mário Lúcio eu desejo votos de paz, prosperidade e parabéns. Continuamos contando com ele no Sublime posto que ocupa nesse Elevado Corpo de aprimoramento do Homem que é o Consistório nº 1.
Fraternal Abraço a todos.
Ir.'. João Anselmo de Oliveira - Grau 32 - IME 076143 - Consistório nº 1.
Caro Irmão João Anselmo, obrigado pelo apoio e pela participação no Blog do Consistório Nº 1.
ResponderExcluirReceba nosso tríplice abraço.