segunda-feira, 20 de outubro de 2014

As civilizações do Crescente Fértil e o Rito Escocês Antigo e Aceito - Os Hebreus (Parte 4)

   Dando continuidade ao estudo sobre as relações da tradição hebraica com o Rito Escocês Antigo e Aceito. 
   As migrações do povo hebreu são objetos de análise em vários graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.
   As principais razões que levaram os hebreus a esses deslocamentos demográficos foram: a necessidade de água e de novos pastos, as guerras e a busca pela Terra Prometida.
    Veja na figura abaixo, as mais importantes migrações narradas na tradição hebraica.
 
    Segundo a mitologia hebraica, o nomadismo hebreu tem início com a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden e estende-se ao longo da Antiguidade.
   O quadro abaixo destaca algumas migrações dos hebreus que são  analisadas nos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.

  A vida itinerante fez com que a economia hebraica se organizasse em torno de atividades que pudessem acompanhar suas caravanas, tais como o pequeno comércio e a criação de gado
    Em virtude do nomadismo, um dos principais focos da economia dos hebreus foi a pecuária de caprinos e ovinos (bodes, carneiros, ovelhas e cabras). A opção por esses animais ocorreu em razão deles serem resistentes ao clima árido, da facilidade com que se deslocavam, além de serem excelentes fontes de leite, carne e lã.
A Torah narra que Abraão, o primeiro 
patriarca hebreu, sacrificou um cordeiro 
como sinal de adoração ao Deus Único. 
    Ao longo dos séculos, a tradição hebraica incluiu esses animais na cultura e desenvolveu festejos, rituais e cultos, onde bodes, ovelhas, cordeiros e cabras faziam parte das cerimônias, seja como oferendas sacrificiais ou como alimentos da celebração.
  Com passar do tempo, ser proprietário de um grande rebanho assumiu, entre os hebreus, o significado de bom status social e de riqueza material.
   Além do Rito Escocês Antigo e Aceito, a simbologia associada aos ovinos e caprinos influenciou outros segmentos da Maçonaria, bem como o Cristianismo como um todo.
O cordeiro assentado sobre o
Livro com os Setes Selos é um
importante símbolo do Rito Adonhiramita.

A tradição cristã associa Jesus Cristo
 tanto ao Bom Pastor, que dá a vida por
suas ovelhas, quanto ao Cordeiro de Deus,
que tira os pecados do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.