domingo, 8 de fevereiro de 2015

Johaben e o Rito Escocês Antigo e Aceito

   Joaben (ou Johaben) é um importante personagem da mitologia da Maçonaria, especialmente do Rito Escocês Antigo e Aceito.

    A primeira passagem em que Joaben é citado, refere-se à morte de Hiram Abbiff, mestre arquiteto do 1º Templo de Jerusalém (ou Templo de Salomão).
    De acordo com a tradição maçônica, após o assassinato de Hiram Abbiff, o rei Salomão designou uma equipe com nove mestres para, guiados por um desconhecido, localizar e capturar os assassinos do Mestre Hiram (também chamados Jubelos).
   A patrulha designada por Salomão era chefiada por Stolkin e entre os integrantes do grupo encontrava-se Joaben.
  Durante a jornada, Joaben afastou-se do grupo e encontrou numa caverna, ainda dormindo, um dos assassinos de Hiram Abbiff. 
   Com o próprio punhal do homicida, Joaben matou o assassino de Hiram, com o grito de: vingança, vingança! Cortou-lhe o pescoço e levou a cabeça ao rei Salomão, que o repreendeu pela atitude.
Joaben
Salomão repreendeu severamente 
Johaben pela sua atitude de vingança.
   Uma outra tradição maçônica narra que, antes da construção do Templo de Salomão, foram nomeados três intendentes, Adonhiran, Stolkin e Joaben, para fazerem os levantamentos do local apropriado para a construção do Templo.
   Durante as pesquisas, foram encontradas as ruínas do antigo Templo de Enoque.
 Dentro do Templo de Enoque foram descobertos sucessivos arcos e alçapões que davam acesso a câmaras cada vez mais profundas.
A cada alçapão que encontravam, Adonhiram, Stolkin
e Joaben amarravam-se, a fim de poderem descer.
   Os três intendentes desceram cada uma dessas câmaras utilizando cordas e encontraram uma pedra em formato de triângulo (Delta Sagrado, ou Delta Luminoso), com uma inscrição que não souberam decifrar.
Emblema do Grau 13
(Cavaleiro do Real Arco
)
   O Delta Sagrado foi levado até o rei Salomão, que reconheceu a inscrição como o Nome Sagrado de Deus (ou Nome Inefável, ou Palavra Sagrada), que há muito tempo se encontrava perdido.
   Salomão, em homenagem ao trabalho executado pelos intendentes e à recuperação da pronúncia da Palavra Sagrada, criou a Ordem do Arco Real, sendo os seus primeiros integrantes: Salomão, rei de Israel; Hiram, rei de Tiro, Adonhiram, Stolkin e Joaben.
    Uma terceira referência a Johaben relata-o como tendo trabalhado como Secretário Íntimo nos acordos entre Salomão e Hiram, rei de Tiro, no período da parceria entre os dois reinos.
Emblema do Grau 6 (Secretário Íntimo)
    Johaben é um personagem importante dos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, particularmente nos graus relacionados à Lenda de Hiram.

3 comentários:

  1. Boa tarde! Muito bom o texto, Parabéns! Se puder me tira duas duvidas:
    1- Qual o nome sagrado de Deus ou nome inefável(indescritível)?
    2- Pq acha que o rei Salomão repreendeu Johaben quando o mesmo entregou a cabeça do assassino do mestre Hiram?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Luis Otavio.
    1) A escrita e a pronúncia do nome sagrado de Deus entre os hebreus variou em diversos momentos.
    Houve mudanças a partir do período da permanência no Egito, variou em razão da forma de pronúncia de cada tribo (sotaques), mudou novamente em razão do Cativeiro na Babilônia, bem como tinha significado diferentes dependendo de como era usado. Seguem alguns exemplos:

    EL: Deus "poderoso, forte, proeminente" (Gênesis 7:1, Isaías 9:6)
    IHWH: podendo significar Jeová ou Yahweh, "Senhor".

    A partir de nomes como esses eram formados outros: Jeovah-Shalom, Jeová-Jiré entre outros, os quais tem outros significados.
    Vale a pena pesquisar este assunto.

    2) Considerando a tradição maçônica, Salomão não considerava a vingança como forma de aplicar a Justiça.

    A Administração do Consistório agradece a sua participação.
    Receba nosso tríplice abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo esclarecimento meu irmão!
      TFA.'.

      Excluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.