Os estudos do Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador) destacam o personagem Manu (ou Satyavrata), da antiga Índia, como um exemplo de retidão e justiça.
Segundo os Vedas, um dos conjuntos de livros sagrados do Hinduísmo, Manu foi o primeiro ser humano, sendo considerado como Pai da Humanidade, da mesma forma que o Judaísmo, o Islamismo e o Cristianismo consideram Adão como o primeiro homem.
Segundo os Vedas, um dos conjuntos de livros sagrados do Hinduísmo, Manu foi o primeiro ser humano, sendo considerado como Pai da Humanidade, da mesma forma que o Judaísmo, o Islamismo e o Cristianismo consideram Adão como o primeiro homem.
Brahma (criação), Vishnu (conservação) e Shiva (destruição) são os três principais deuses do Hinduísmo e compõem a Trimurti. |
Na Mitologia Hindu, Manu é apresentado como o primeiro rei sobre a face da Terra. Segundo a crença, Manu foi um importante legislador hindu e viveu no período aproximado entre 1300 a.C. e 800 a.C..
Conforme o texto do Mahabharata, um dos livros sagrados do Hinduísmo, Manu era um grande sábio e elaborou um conjunto de normas escritas para sociedade hindu, as quais tinham a função de estabelecer a organização religiosa, disciplinar os deveres do rei e codificar todo direito processual da Índia.
O Mahabharata é um dos principais livros sagrados do Hinduísmo e é considerado o maior volume de textos numa única obra humana. |
O conjunto das normas redigido por Manu recebeu o nome de Código de Manu e tratava de assuntos como: a administração da Justiça, os ofícios dos juízes, os meios de provas, as dívidas, as empresas comerciais, a reivindicação da coisa doada, o não pagamento por parte do fiador, as injúrias, os furtos, o inadimplemento das obrigações, a anulação de uma compra e venda, a sucessão hereditária; as questões entre patrão e servo, entre outros temas.
Na prática, Manu é considerado um dos primeiros legisladores da história da Humanidade, pois o seu código tratava tecnicamente as questões do Direito e visava organizar a antiga sociedade hindu.
Além de legislador, Manu também era filósofo. Seus antigos ensinamentos orientavam a sociedade a: fazer sacrifícios aos deuses, ler os livros sagrados, praticar a caridade e o perdão, bem como a respeitar os anciãos, os pobres e os animais.
Manu foi também responsável por socorrer a Humanidade, quando ocorreu o Dilúvio Universal narrado na Mitologia Hindu.
Conta a lenda que Manu teria sido previamente alertado pelo deus Matsya, o qual se apresentou a Manu na forma de um grande peixe sagrado. Matsya informou a Manu acerca do desejo dos deuses de castigarem a raça humana e lançarem um grande dilúvio sobre a Terra.
Para escapar o dilúvio, Manu amarrou seu barco ao grande peixe (deus Matsya), o qual conduziu os sobreviventes em segurança. |
Para socorrer a Humanidade, Manu construiu um grande barco onde acolheu seus familiares e outras pessoas, além de nove sementes e nove animais, os quais o rei utilizou para repovoar toda a terra.
Os livros sagrados hindus consideram a fase do reinado do rei Manu como um período em que reinou a verdadeira Justiça sobre os homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.