domingo, 17 de novembro de 2013

Personagens do Grau 32 (Buda - Documentário)

   O personagem Buda (Buddha Sakyamuni), estudado no Grau 32, é o mesmo que se tornou o fundador do Budismo, ou seja aquele conhecido como Gautama Siddhârta, o qual teria vivido por volta de 566 antes de Cristo a  486 antes de Cristo
    A explicação sobre o personagem é necessária, visto que o nome Buda é um título dado pela doutrina budista a uma classe de seres iluminados. O Budismo reconhece que existiram pouco mais de vinte iluminados que alcançaram o verdadeiro "despertar".
   Este estudo é especificamente sobre o príncipe indiano, filho do rei Suddhoda e da rainha Maya, nascido em Kapilavastu, no Nepal e fundador do Budismo.
   A fim de conhecer esse personagem, clique no link abaixo, escrito: A VIDA DE BUDA.  Trata-se de um documentário produzido pela BBC, que descreve a vida desse importante filósofo:
Link ==> A VIDA DE BUDA (Parte 1 - Parte 2)

   À luz da filosofia maçônica, os ensinamentos de Buda reforçam a valorização do aperfeiçoamento interior do Homem, bem como ratificam a questão da conquista da Liberdade, neste caso conquistada a partir da máxima: "vencer minhas paixões e submeter minhas vontades", próprias do pensamento budista.

2 comentários:

  1. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório, nº 1.
    Muito bom comentário. Seria interessante, indicar um livro em Portugues, sobre o Buda. Outrossim, cabe dizer, que no Tibet, se desenvolveu a Religião Tibetana, cujo Chefe é Sua Santidade o Dalai Lama. Na década de 50, as tropas da China Comunista, tomaram de assalto o Tibet, massacrando o povo tibetano e os monges, sendo que a ONU nada fez, obrigando o Dalai Lama a pedir asilo e se refugiar com os membros do Templo de Potala, na India, perto do Paquistão, onde se mantém até hoje. Houve uma grande tristeza entre os jovens monges pela atitude de não violência, praticada pelo Dalai Lama, talvez seguindo ao Mahatma Gandhi. De qualquer forma, sua atitude e viagens aos Estados Unidos da América e outros países do chamado primeiro mundo, popularizaram a Religião Tibetana, que nasceu do Budismo. Voltaremos ao assunto.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Membro Efetivo do Consistório, nº 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado , meu Irmão, pela participação.
      Tão logo tenhamos a informação sobre uma boa literatura acerca do Buda, indicaremos.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.