terça-feira, 19 de novembro de 2013

Homenagem ao maçom BENITO COHEN.

    Na noite de 18 de novembro de 2013, foi realizada na Câmara Filosófica do Consistório Nº 1, a Sessão de Instrução do Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
Painel do Grau 31.
   A palestra, que faz parte da programação anual de instruções do Consistório Nº 1, foi ministrada pelo Comandante-em-Chefe daquele Alto Corpo, Irmão MILTON ANTÔNIO GRAÇA DO SACRAMENTO, e analisou aspectos relacionados às origens históricas do Grau, às suas referências mitológicas, à ritualística e à simbologia daquele Grau.

   No decorrer da sessão, que contou com a presença do Membro Efetivo do nosso Supremo Conselho,  GILSON DA SILVA MONTEIRO, foi feita uma homenagem pelo Comandante-em-Chefe ao Grande Tesoureiro daquela Oficina, Irmão BENITO COHEN, com o seguinte teor:
    "Meus Irmãos, há aproximadamente cinco anos assumi a presidência deste Consistório, sucedendo o Irmão CID NEY FILARDI RAMOS, que atualmente ocupa o cargo de Lugar Tenente Comendador do nosso Supremo Conselho.
    Apesar de, à época, já pertencer à Administração deste Alto Corpo há mais ou menos 10 anos, confesso que tive todas as inseguranças próprias de um novato à frente de um grande desafio.
    As primeiras semanas me foram confusas, pois queria me inteirar de todos os assuntos. Foi aí que passei a ter contato com um dos maçons mais produtivos que eu pude conhecer nesses 28 anos de iniciado maçom.
   Refiro-me ao nosso Irmão BENITO COHEN, Grau 33, Membro Efetivo do Consistório Nº 1 e detentor da Medalha Mérito Montezuma, a mais alta condecoração maçônica concedida por este Supremo Conselho.
Irmão BENITO COHEN, por ocasião da entrega da Medalha Mérito Montezuma.
    Este Irmão tem mais de 50 anos ininterruptos dedicados à nossa Ordem, foi por três vezes Venerável Mestre da Loja Marquês do Herval e é detentor da Comenda Pedro I.
    Contudo, considero que suas maiores referências não são as medalhas ou condecorações que conquistou, mas a sua forma organizada, produtiva e cordial de tratar os assuntos maçônicos.
   Se o Consistório Nº 1 é atualmente um Alto Corpo exemplar, grande parte dessa obra deve-se à abnegação deste Irmão, que tem 100% de presenças nas sessões ritualísticas e administrativas e que no dia-a-dia orienta este Comandante-em-Chefe nas melhores soluções e mesmo assim, mantem uma atitude de profunda humildade.
    Por conta disso e por dever de Justiça, deixo aqui meu sincero agradecimento a este alicerce da Maçonaria Brasileira e do Rito Escocês Antigo e Aceito em particular.
    Saiba, Irmão BENITO COHEN que muito me orgulho em ser teu aluno.
    Que o Grande Arquiteto do Universo assista e proteja a você e a todos os membros da tua família, em cada dia da tua profícua existência."
OBRIGADO, IRMÃO BENITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.