A adaptação, decoração e organização da atual Câmara Filosófica do Consistório Nº 1 foi resultado do esforço de inúmeros maçons, lojas maçônicas, organizações da sociedade civil e funcionários do Supremo Conselho.
Durante o período de construção da Câmara foram adquiridos, confeccionados e montados equipamentos, móveis e estruturas de madeira e alvenaria, que hoje permitem a esse Alto Corpo Litúrgico destacar-se pela sua beleza e rigor ritualístico.
Seguem abaixo, algumas fotografias, feitas no ano de 1989, que registram parte dos trabalhos que foram executados durante a adaptação e decoração da Câmara.
Montagem do painel localizado atrás do assento do Presidente da Câmara |
Montagem do painel localizado atrás do assento do Presidente da Câmara |
Montagem do painel com o brasão do Grau 32, atrás do assento do Presidente. |
Reforma do assento destinado ao Presidente da Câmara. |
Conclusão do assento destinado ao Lugar-Tenente Comendador nas sessões do Grau 33. |
Montagem da coroa que orna o painel atrás do assento do Presidente. |
Antigo estandarte utilizado pelo Consistório Nº 1. |
Diversas foram sido as participações individuais e coletivas na conclusão da atual Câmara Filosófica do Consistório Nº 1, seja pela doação em dinheiro, através do trabalho pessoal ou mesmo pela cessão de objetos e utensílios para a composição a sua composição.
A adaptação, decoração e organização da Câmara Filosófica do Consistório Nº 1 foi um trabalho de grande envergadura e o andamento de cada parte desse projeto ocorreu sob a coordenação dos Soberanos Grandes Comendadores da época, ARIOVALDO VULCANO e MOACIR ARBEX DINAMARCO, os quais desempenharam papéis fundamentais no sucesso de cada tarefa.
A adaptação, decoração e organização da Câmara Filosófica do Consistório Nº 1 foi um trabalho de grande envergadura e o andamento de cada parte desse projeto ocorreu sob a coordenação dos Soberanos Grandes Comendadores da época, ARIOVALDO VULCANO e MOACIR ARBEX DINAMARCO, os quais desempenharam papéis fundamentais no sucesso de cada tarefa.
Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório nº 1.
ResponderExcluirCaro amigo Sacramento, cabe fazer um comentário jocoso desse período. Naquele tempo a Câmara Filosófica do Consitório, 1, já estava quase pronta, mas faltavam as cadeira, essas que estão guarnecendo, até hoje. O calor era insuportável e qualquer reunião no Consistório, que até hoje pega o sol da tarde, o sujeito suava todo o fardamento maçônico, constituido pelo terno preto e molhava, ainda, de quebra, a gravata na região de pescoço e mais a cueca. Era um horror !
Não havia lenço que desse conta do suor. Justamente, nessa época de obras, calor, presenças aflitas e incômodas pela canícula, numa das reuniões, ficou decidido que precisavam comprar as cadeiras e foi então que apareceu o nosso conhecido artista da TV - o Ir. CAPITÃO ASA, que fazia um programa para garotada. Ele muito esperto e cheio de conversa, lançou na maior seriedade a seguinte sujestão para os irmãos participarem: " quem pagasse uma cadeira poderia mandar gravar uma plaquinha com o nome do irmão doador ou da firma comercial do irmão". Foi uma loucura, na mesma hora apareceu um bloco de notas para as anotações das doações e os nomes. Teve irmão que, no mínimo, comprou uma cadeira para colaborar, como foi o meu caso, mais teve irmãos comerciantes e empresários que chegaram a comprar dez cadeiras, para fazer a propaganda dos seus estabelecimentos. O Soberano Comendador Dr. Ariovaldo Vulcano, nada dizia, mas o Capitão Asa fazia uma propaganda com marketing de TV e ninguém conseguia resistir. Passa o tempo... e as cadeiras chegaram sem as plaquetas com o nome dos irmãos e das firmas e estabelecimentos comerciais...Foram atrás do Ir. Capitão Asa... para cobrar a promessa firmada...e até hoje ele nunca mais voltou ao Consistório, nº 1. Foi honesto pois não ficou com nenhum tostão e conseguiu, em praticamente uma sessão tirar o dinheiro do bolso dos irmãos e as cadeiras estão aí bonitas, modernas e confortáveis, mas sem as plaquetas. Essa o pessoal de 1988/1989, deve lembrar muito bem !!!
Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis. Membro Efetivo do Consistório, nº 1.
Caro Irmão Sangenis, tua participação e conhecimento dos fatos e personagens do Consistório Nº 1 são um diferencial importantíssimo na divulgação da história da nossa Oficina Litúrgica.
ExcluirAgradecemos mais uma vez a tua participação.
Receba nosso tríplice abraço.
Além de curiosa é uma hilária história, Sr. Sangenis.
ResponderExcluir