segunda-feira, 24 de março de 2014

As civilizações do Crescente Fértil e o Rito Escocês Antigo e Aceito (Introdução)

   Para entender o contexto geográfico em que ocorreram alguns episódios estudados no Rito Escocês Antigo e Aceito, é necessário analisar com detalhes a região denominada Crescente Fértil, também conhecida como o Berço da Civilização.
   A região do Crescente Fértil abrange o seguintes países: Jordânia, Líbano, Palestina, Israel, parte da Síria, do Irã, da Turquia, do Iraque e do Egito
A região do Crescente Fértil localiza-se na
 extremidade oriental do Mar Mediterrâneo.
   Do ponto de vista continental, o Crescente Fértil é uma região de passagem entre a África e a Ásia, que inclui os vales dos rios Nilo, Jordão, Tigre e Eufrates
   A região do Crescente Fértil recebeu este nome por duas razões: a primeira, pelo fato da sua área ter o formato de uma lua no quarto crescente e a segunda, pela fertilidade do solo, resultante dessa área ser banhada por grandes rios.
   Os rios da região do Crescente Fértil forneciam água e alimentos (pesca e agricultura) para as populações locais e serviam como vias de transporte de pessoas e de mercadorias, proporcionando a fixação de tribos nômades nas proximidades daqueles rios.
    As bases do progresso dos grandes impérios da Antiguidade da região do Crescente Fértil foram: a abundância de água potável, a fertilidade do solo resultante da cheias do rios, a navegação fluvial e a grande utilização da agricultura irrigada.
    Na região do Crescente Fértil, importantes civilizações se destacaram, como: a egípcia, a hebraica e a babilônica. Esse desenvolvimento foi possível devido à criação de sistemas de governo específicos (monarquias, teocracias, patriarcados etc.); do desenvolvimento de técnicas agrícolas adequadas (irrigação, semeadura etc.), da criação da escrita (hieroglífica, cuneiforme etc.), da consolidação das religiões locais (politeísmos e monoteísmos), do desenvolvimento do artesanato (carpintaria, metalurgia, tecelagem etc.) e da evolução das técnicas de construção 
Na Ásia, os rios Indo e Amarelo também proporcionaram o surgimento de 
importantes civilizações da Antiguidade.
   Nos estudos posteriores serão analisadas separadamente as antigas civilizações do Crescente Fértil que têm significado relevante para o Rito Escocês Antigo e Aceito e para toda a Maçonaria.
   Seguem abaixo dois links referentes às aulas ministradas pelo Pastor ANTÔNIO FONSECA, do Instituto Cristão de Pesquisas (ICP), acerca do Crescente Fértil.
Link para aula sobre => Crescente Fértil (Parte 1)

Link para aula sobre => Crescente Fértil (Parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.