segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Grau 31 e a Jerusalém Celeste

    No Rito Escocês Antigo e Aceito, o tema da Justiça Divina é tratado tanto no Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador), através da simbologia do Tribunal de Osíris, como no Grau 19 (Grande Pontífice, ou Sublime Escocês), pela alegoria da Jerusalém  Celeste. Passemos ao estudo dessa Santa Cidade.  
    De acordo com a Bíblia, João foi o apóstolo escolhido por Deus para a revelação do fim dos tempos. No exílio, ele recebeu a presença de um anjo que lhe proporcionou a visão que ele narrou no Livro do Apocalipse. Nessa visão foi-lhe apresentada a Jerusalém Celeste, ou Nova Jerusalém, a qual é estudada nos Graus Filosóficos.
João, o Evangelista, recebeu a revelação
 e a escreveu na ilha grega de Patmos.
    Conforme a Escatologia Cristã, a vinda da Nova Jerusalém será a confirmação do que previram os profetas e as Sagradas Escrituras, e será consagração final da Glória de Deus.
     O Apocalipse (do grego revelação) foi escrito por volta do ano 100 da Era Cristã, sob a forma de carta dirigida às comunidades cristãs da Ásia Menor. O livro possui literatura enigmática e simbólica, sendo, por isso, de difícil compreensão. Contudo, na Doutrina Cristã, diversos símbolos por ele relatados,  têm seus significados definidos:
- o cordeiro simboliza Cristo e o seu sacrifício purificador dos pecados da humanidade;
a mulher simboliza a Igreja Cristã;
as feras (Capítulo 13) simbolizam o Império Romano, seu paganismo e idolatria associados ao culto imperial;
a fera (Capítulo 17), simboliza Nero e suas atrocidades;
o dragão simboliza as forças hostis ao reino de Deus;
a Babilônia simboliza a Roma pagã.
  Semelhante à Maçonaria, a linguagem do Apocalipse é velada por símbolos, os quais se referem a um período de tempo que começa com a ascensão de Jesus, indo até a Sua volta no fim dos tempos.
   O Apocalipse assim descreve a Nova Jerusalém:
- a largura, o comprimento e a altura serão de 12.000 estádios, ou seja, ocupará uma área de 4.928.400 km2 (mais da metade do território brasileiro);
- o muro que a cerca a terá 144 côvados (74,88 metros) de altura;
- as portas estarão voltadas para as quatro direções e terão os nomes das doze tribos de Israel
- os alicerces terão os nomes dos doze apóstolos.
- será feita de ouro e pedras preciosas (símbolos da pureza e da luz) e descerá dos céus envolvida numa nuvem.
Conforme a Bíblia, a Cidade terá as mesmas dimensões
na altura, na largura e no comprimento.
   Para a Doutrina Cristã, a vinda da Nova Jerusalém ocorrerá após o Juízo Final (Julgamento feito por Deus) e será a definitiva morada dos salvos.
  O Apocalipse não faz referência à Hidra de Três Cabeças citada nos estudos do Grau 19, a qual é esmagada pela descida da Jerusalém Celeste. Esse é um acréscimo maçônico, simbolizando a morte das três últimas pragas morais que ainda permanecerão vivas nessa época: a Intolerância, o Fanatismo e a Superstição.
A hidra de três cabeças será esmagada sob a Jerusalém Celestial.

3 comentários:

  1. Boa noite!Nos meus estudos filosóficos,Platão relata no livro do Fedon " Se alguém escalasse a parte superior da Terra ou voasse com assas, este alguém haveria de contemplar o que há por lá; e se sua natureza fosse bastante forte para uma observação prolongada,verificaria que ali é o Ceu verdadeiro; a luz verdadeira e a terra verdadeira; assim como os peixes sobem do mar e veem o que há em nossa terra" Em outra obra do escritor Francés Renê Guenon em o Rei do Mundo, este escritor relata que a etimologia da palavra Ceu é originaria do latim COELUM (Cobertura) ou CELARE (Ocultar)podemos observar então que o verdadeiro Céu e oculto e coberto; não sendo então a abóbada celeste esta sim seria o abismo na visão noturna. São João no apocalipse relata que na Nova Jerusalém não há a necessidade do Sol nem da Lua pois o propio cordeiro a ilumina. Podemos então deduzir que seria a espécie de uma "LÂMPADA NO MEIO DA SALA" Voltando a Platão ele relata que nesta terra há um grande numero de animais diferente dos daqui da superfície da terra; e há homens também, sendo que os anos de vida deles ultrapassam em muito os daqui pois vivem em uma atmosfera pura. Fechando o raciocinio São João no Apocalipse revela que os Gentios iram calcar os pés sobre a Cidade Santa ou seja Jerusalem. parece que ele está falando daquela Jerusalem de pedras corroidas construidas por homens; entretanto ele estava querendo dizer que: Os Gentios so ficavam no Átrio do templo e os Judeus podiam penetrar no seu interior. Todos nos humanos de superfície somos estes Gentios ou profanos pois estamos no exterior do verdadeiro Templo calcando os pés sobre a cidade Santa; não esta de superfície mas a cidade "COBERTA E OCULTA"; então quando Platão relata sobre os peixes vendo nossa terra é na realidade uma analogia sobre onde nos vivemos; a superfície. A nova Jerusalém esta aqui mesmo debaixo dos nossos pés literalmente e "Geograficamente". "quem tiver ouvidos que ouça" muito mais pode ser dito sobre a cidade Santa entretendo demandaria muito mais espaço e tempo neste Blog.

    ResponderExcluir
  2. No comentário anterior, esqueci de relatar sobre a palavra PROFANO que sua origem vem de PROFANUN ou seja a parte exterior dos templos gregos uma espécie de varanda. Alguns de vocês já imaginaram um pai que constrói uma casa para o filho com tdo de bom no seu interior sem que falte nada e o Pai ainda adverte que vem logo uma tempestade e logo após pragas e tudo de ruim e mesmo assim o filho resolve abandonar o interior e montar uma barraca frágil no jardim feito pelo Pai na laje desta casa. Moral da historia, o homem abandonou o interior para morar na superfície ficando sujeitos a todas estas transformações da natureza inclusive o efeito do nosso sol visível e da Lua que nos da vida; mas assinala também nosso fim "rápido" como o fósforo acesso da vida a pólvora mas a transforma em cinzas.A inciação maçônica reflete simbolicamente o homem livre e de bons costumes deixando mesmo que simbolicamente a superfície do planeta terra para penetrar no seu interior; o lugar onde nunca deveríamos ter abandonado.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por ter condição de participar e ao mesmo tempo adquirir conhecimento. Que GADU nós ilumine sempre. Um TFA.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.