segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Estudo do quadro do From darkness to light (Parte 9)

    Dando continuidade ao estudo do quadro From darkness to light.
   A imagem analisada está situada na parte inferior esquerda do quadro.
  Nesta imagem são apresentadas as principais ferramentas do ofício de pedreiro, as quais estão descritas no Grau 1 (Aprendiz Maçom) e no Grau 2 (Companheiro Maçom). As ferramentas apresentadas são: a régua, o prumo, o nível, o maço (ou martelo), o esquadro, a trolha (ou colher de pedreiro), a pedra polida, a pedra bruta e a prancheta de desenho (ou quadro de traçar).
Destaque da imagem estudada no quadro.
    Os instrumentos apresentados na imagem são próprios para a utilização nas tarefas da alvenaria (construção civil) e simbolizam as qualidades morais preconizadas pela Maçonaria, entre elas: a retidão de caráter (o Esquadro), o comportamento social exemplar (o Prumo) e a prática da Justiça a partir da aplicação da justa medida (a Régua), entre outras virtudes.
Desde o painel do Grau 1, as ferramentas do ofício de
pedreiro são usadas como símbolos da Maçonaria.
   No lado esquerdo da imagem destacada, é também apresentado um sinete (ou chancela, ou timbre), o qual indica que um determinado documento possui o reconhecimento de uma instituição maçônica.
O símbolo associado ao cargo
 de Chanceler é o sinete.
   A aplicação da chancela (ou sinete, ou timbre) sobre um documento indica que o mesmo foi ratificado, reconhecido ou avalizado por uma organização da Maçonaria, seja no caso desse documento estar sendo recebido, ou no caso de estar sendo emitido.
  No Rito Escocês Antigo e Aceito, a tarefa de reconhecer, avalizar ou ratificar a documentação de um oficina maçônica é destinada ao cargo de Chanceler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.