quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Indicação de blog de interesse maçônico (Imineus)

   A indicação de blog de interesse maçônico é a página Imineus, criada no ano de 2013, administrada por IMINEUS ARGENTUM, cujo tema principal são os estudos sobre o Hermetismo.
Link para o blog => IMINEUS
   O hermetismo é um conjunto de ensinamentos que estuda a Filosofia Oculta relacionada a Hermes Trimegistus (ou Hermes Trimegisto, ou Hermes Trismegistus).
   Hermes Trimegisto é um personagem mitológico e um dos grandes filósofos estudados no Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
   Alguns autores apontam Hermes Trimesgisto como um personagem sincrético entre: Hermes, deus grego do comércio, da oratória, da diplomacia, dos ladrões e dos viajantes; e Toth (ou Thoth), deus egípcio da magia, dos escribas e fundador da Alquimia (Link para explicação sobre => Alquimia).
    Segundo essa crença, Hermes Trimegisto foi uma fusão das culturas mitológicas do Antigo Egito e da Grécia Clássica.
   Outros pesquisadores indicam Hermes Trimegistus como um grande estudioso da Alquimia que viveu na Europa durante a época medieval.
Hermes
Hermes Trimegisto é representado segurando
 uma esfera armilar, a qual simbolizava, à época, um
modelo reduzido do cosmos e da esfera celeste.
        O Hermetismo possui sete princípios como base da sua doutrina. Acesse o link abaixo para conhecer os princípios que orientam a Doutrina Hermética.
    A Maçonaria recebeu do Hermetismo a tradição de velar os grandes mistérios através dos símbolos, os quais são revelados de forma cerimonial apenas aos seus iniciados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.