O dia 24 de junho é uma data especialmente comemorada na Maçonaria.
A razão histórica dessa comemoração é a fundação, em 24 de junho de 1717, da Grande Loja Unida da Inglaterra (link para => GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA), considerada a primeira potência maçônica da atualidade e, por isso, a fundadora da Maçonaria Especulativa.
A segunda razão para a comemoração dessa data não é de origem histórica, mas relacionada à tradição cristã.
Brasão da Grande Loja Unida da Inglaterra |
O dia 24 de junho é dedicado, pela Igreja Católica, à celebração do profeta, mártir e eremita João Batista, pregador e anunciador da vinda de Jesus, o Cristo (ou Jesus de Nazaré).
Em razão do papel que realizou como pregador na Judeia, João Batista é considerado, em diversas tradições cristãs ortodoxas, como o precursor de Jesus de Nazaré, importante personagem da Cripta dos Grandes Filósofos, do Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo).
Simbolicamente, João Batista é o mártir que preferiu ter a garganta cortada, a ter que abrir mão das suas Verdades.
O batismo de Jesus, por João Batista, nas águas do rio Jordão, marcou simbolicamente o início do seu ministério como o Cristo. |
Simbolicamente, João Batista é o mártir que preferiu ter a garganta cortada, a ter que abrir mão das suas Verdades.
A Administração do Consistório Nº 1, reconhecendo o dia 24 de junho como uma importante data do calendário maçônico, comemora esta passagem com o retorno da Revista O Consistório, após 12 anos de interrupção.
Segue abaixo a Edição Nº 15 da Revista O Consistório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.