quarta-feira, 25 de junho de 2014

Estudo do quadro: From darkness to light (Parte 2)

  Dando continuidade ao estudo do quadro FROM DARKNESS TO LIGHT.
Quadro "From darkness to light"
Link para => Parte 1 deste estudo
      A primeira análise é o estudo do significado do nome do quadro, ou seja, em português: DAS TREVAS PARA A LUZ.
    A luz e as trevas estão entre os mais importantes símbolos maçônicos.
     De um modo geral, a Simbologia Maçônica aponta que a luz está associada ao conhecimento, à vida, ao sol, à atividade e ao dia. Já as trevas (ou escuridão), estão associadas à ignorância, à morte, à lua, à passividade e à noite.
    Simbolicamente, claridade e escuridão são usados como forma de enfatizar as características de um determinado episódio.
Conforme a tradição hindu, o jovem Krishna, no momento do seu nascimento,
foi envolvido por uma luminosidade especial.
A execução da sentença de morte de Sócrates, por envenenamento, 
é representada, geralmente, numa cela escura, ou numa penumbra.

    De todo modo, luz e trevas são símbolos da mesma grandeza e não são bons, nem maus, por si só. Seus significados devem ser interpretados de acordo com o contexto em que são empregados.
    Tradições místicas como a Alquimia, a Astrologia e a Cabala (ou Kabala, ou Kabalah) utilizam o antagonismo entre luz e trevas nos seus ensinamentos.
      No Rito Escocês Antigo e Aceito, a chegada da luz é de tal importância, que marca o nascimento (ou renascimento) do iniciado maçom. Ou seja, da mesma forma que na Alegoria da Caverna, ensinada por Platão, o novo maçom emerge, simbolicamente, de um mundo subterrâneo de escuridão para um mundo luminoso.

Link para => Alegoria da Caverna
   Mesmo em outras culturas, a luz tem significado associado ao conhecimento, ao aperfeiçoamento pessoal e à elevação espiritual.
  Artisticamente, personagens como: Gandhi, a(s) Nossa(s) Senhora(s), Buda, Jesus, Maomé, Zeus e Zaratrusta, entre outros, são representados, muitas vezes, envolvidos em halos (ou nimbus) luminosos, a fim de destacar suas condições especiais.

   O Rito Escocês Antigo e Aceito, cuja gestação ocorreu durante o Século XVIII (Século das Luzes, ou do Iluminismo), assimilou filosoficamente o conceito de iluminação
  Na visão iluminista, apenas o uso exclusivo da Razão conduz o Homem a sair das trevas da ignorância para a luz do conhecimento.

No decorrer da Revolução Francesa, durante o 
Reino do Terror, patrocinado principalmente por 
Robespierre, Razão teve tal importância que 
chegou a ser cultuada oficialmente como uma deusa.
    Concluindo, do ponto de vista maçônico, é possível afirmar que a passagem do Homem "das trevas para luz” deve ser compreendida como um conceito exclusivamente relacionado à sua evolução filosófica e moral, e não associado aos aspectos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.