segunda-feira, 19 de maio de 2014

Revista O Consistório - Edição Nº 13 (Versão para download)

       Entre os anos de 1996 e 2002, o Consistório Nº 1 publicou a revista O Consistório, a qual, entre outras atividades, divulgava estudos sobre Maçonaria, sobre a cultura em geral e relatava atividades da Oficina Litúrgica.
       A revista foi criada durante o período em que o Grande Inspetor Geral JOÃO FERREIRA DURÃO ocupou o cargo de Soberanos do Soberanos (na nomenclatura atual, Comandante-em-Chefe) do Consistório Nº 1.
     As revistas publicadas naquela época estão em processo de digitalização e passarão à disposição do público para leitura e/ou download.
      Em prosseguimento a esse processo, segue abaixo o link para a Revista O Consistório - Edição Nº 13, ano 2002 (Edição Histórica).

2 comentários:

  1. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório, nº 1.

    Meados de outubro de 1993, um dia de primavera, um tanto agradável e um pouco quente, eis que entram no Consistório, nº 1, sem muitas formalidades, o então Soberano Grande Comendador Moarcyr Arbex Dinamarco, tendo ao lado o Grande Inspetor Geral João Ferreira Durão, homem de porte elegante e com um rosto sério e expressivo, que iria mudar todo o Consistório, nº 1. Uma nova era estava para começar com austeridade, disciplina, obediência e ordem. As Alas repletas se mantiveram no maior silêncio à passagem dessas autoridades que assumiram o Trono do Soberano dos Soberanos. De plano, alguns cochicharam: "o homem é durão, como no nome". E de fato foi ! Após ser nomeado Soberano dos Soberanos, por determinação do Soberano Grande Comendador, com a aprovação unânime dos Soberanos Grandes Inspetores Gerais, Membros Efetivos do Supremo Conselho do Brasil para o R.`.E.`.A.`.A.`. presentes a sessão do Supremo de 07 de outubro, a posse se completou.
    O Consitório, nº 1, instalado em 01 de setembro de 1837, comemorava, neste ano, 159 anos de vida. E dizia, o novo Soberano dos Soberanos na ocasião: - " que esta administração tem o pesado encargo de manter o alto nível e a seriedade de quantos nos precederam nesta longa caminhada." De fato, o Ir. Durão determinou que "o primeiro objetivo na administração, seria levar o Consistório, ao nível de ESCOLA DE ESTUDOS DO RITO ESCOCÊS, aberta aos valores maçônicos e culturais de nossa Ordem". Após duas ou três reuniões das quintas-feiras, quando conheceu o pessoal, entre os quais se destacava o nosso editor, o incansável e disciplinado Milton Varela Villas 33º, que, lamentávelmente, veio a falecer, ainda, no auge de sua capacidade intelectual, de um cancer de estômago. Porém, mesmo doente foi responsável pela grande maioria das edições publicadas. O Ir. Durão dizia, que era preciso ter um órgão de divulgação que, estendendo-o a quantos se interessavam por nossa Ordem, faria o chamamento aos estudiosos e lançou a Revista "O CONSITÓRIO" que teria por objetivo paralelo, o de prosseguir, dar continuidade, a uma obra iniciada 34 anos atrás: se referia ao BOLETIM DA ÁGUIA BRANCA E NEGRA, criado no Ilustre Conselho Filosófico de Kadosch nº 1, em agosto de 1962. Era seu Presidente, o então Grau 33 Moacyr Abex Dinamarco. A sorte estava lançada ! Foram um total de 13 números de 1996 a 2002. Esses Boletins denominados O CONSISTÓRIO, agora, todos fazendo parte desse Blog, em download, pelo esforço e tanacidade do nosso Comandante-em-Chefe Milton Antonio das Graças Sacramento, 33º que nos oferece a oportunidade de conhecer uma obra rica e de grande sabedoria, além de trazer assuntos que podem e devem ser utilizados para os trabalhos de todos os graus do 4º ao 33º. Importa saber que é um grande repositório de cultura geral e de diversos assuntos.
    O então Soberano dos Soberanos João Ferreira Durão, ainda, convidava e trazia grandes homens de ciências, abrangendo naquela época questões novas como genoma humano, a Fit 90, sobre a defesa das fronteiras pelo Exército Brasileiro, e outros temas do maior interesse para os irmãos, que lotavam o Consistório. As luzes se acenderam no Consistório que, dessa época em diante, em vários discursos era tratado como Sodalício, pelo grau cultural de seus frequentadores, Maçons e Conferencistas. O Ir. Durão após se afastar, pois era Oficial de Engenharia do Exército já na Reserva, Professor e Historiador, transferiu sua residência para a aprazivel cidade de São Lourenço, no Sul do Estado de Minas Gerais. Escritor de várias e importantes obras Maçônicas, escreve e edita pela Madras Editora, cuja sede fica em São Paulo e pertence ao nosso Ir. Veneziane, Membro do Supremo Conselho, em São Paulo - SP.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Portador da Comenda do Mérito Montezuma e Membro Efetivo do Consistório,nº 1.

    - Bibliografia "Palavras do Presidente" - O CONSISTÓRIO,Nº 1 - Autor João Ferreira Durão, Soberano dos Soberanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão Sangenis, obrigado pela participação e pelo relato histórico.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.