quarta-feira, 21 de maio de 2014

Revista O Consistório - Edição Nº 14 (Versão para download)

    Entre os anos de 1996 e 2002, o Consistório Nº 1 publicou a revista O Consistório, a qual, entre outras atividades, divulgava estudos sobre Maçonaria, sobre a cultura em geral e relatava atividades da Oficina Litúrgica.
   A revista foi criada durante o período em que o Grande Inspetor Geral JOÃO FERREIRA DURÃO ocupou o cargo de Soberanos do Soberanos (na nomenclatura atual, Comandante-em-Chefe) do Consistório Nº 1.
   As revistas publicadas naquela época estão em processo de digitalização e passarão à disposição do público para leitura e/ou download.
     Em prosseguimento a esse processo, segue abaixo o link para a Revista O Consistório - Edição Nº 14, ano 2002 (Edição Histórica).

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Comandante em Chefe, Ir. Sacramento. Consistório, Nº 1

    Por lapso e problemas de saúde, mais uma vez, com pessoa da família, tive minha atenção desfocada para o fato de que foram 14 e não 13 Revistas "O CONSISTÓRIO", inclusive, nessa última publicação, houve por parte do Editorial, a motivação do porque do fim da importante e tão bem consistente Revista, que a todos nós trazia altos conhecimentos maçônicos e gerais, preenchendo uma lacuna no R.E.A.A. no que tange a essas publicações que marcaram uma época. Vale dizer, como ficou claramente divulgado, nesse número 14, que houve um desinteresse por parte dos Irmãos da Câmara e outros Maçons que colaboravam, talvez, pelo fato de que o mundo que passamos a viver, (estávamos começando a conviver e sofrer com essa violência dos "comandos do crime organizado") e a famigerada Lei do Desarmamento que a todos atingiu, sem exceção, modificando a vida das famílias, que foram obrigadas a se amoldar as novas regras de comportamento para ir e vir, atingindo, sobremaneira, os Irmãos que foram obrigados a ajustar a vida de seus familiares, diante dos novos e tristes fatos que causou grandes dificuldades no dia-a-dia, não permitindo mais, o estudo e as pesquisas necessárias para os trabalhos que eram apresentados pelo O CONSISTÓRIO. Outrossim, o falecimento do Ir. Varella, que cuidava das Edições, nos faz crer deixou um vácuo nos trabalhos de revisões e etc, causando dificuldades, somado, a tudo isso, igualmente, uma falta de colaboração dos Irmãos que traziam trabalhos importantes e com aprimoramento, para as publicações. A meu ver, tais fatos causaram o encerramento das publicações da Revista "O CONSISTÓRIO". Essas publicações foram distribuidas para todos os Estados da Federação, onde pontificava o R.`.E.`.A.`.A.`., incluindo, Delegacias Litúrgicas, Consistórios etc. Foi um Tempo de Gloria ! A História da Humanidade é feita desses feitos, uns mais longos e outros menos, mas todos importantes para o salto do progresso dos seres humanos. É a chamada Lei do Progresso ! E, no caso da Revista - O CONSISTÓRIO, a mesma, agora, em download, por esforço e tenacidade do nosso Comandante-em-Chefe, Ir. Milton Antonio das Graças Sacramento, estão imortalizadas, nesse importante Blog e servirá aos Maçôns das gerações futuras.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Portador da Comenda do Mérito Montezuma, Membro Efetivo do Consistório, Nº 1.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.