quinta-feira, 11 de junho de 2015

A Ordem dos Cavaleiros Templários, a Reconquista Ibérica e o Rito Escocês Antigo e Aceito

    Nos estudos do Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) do Rito Escocês Antigo e Aceito, a campanha militar proposta por Frederico II, rei da Prússia, está ligada ao antigo objetivo da Ordem dos Cavaleiros Templários, que era garantir a permanência da religião cristã na Palestina.
     Durante a Idade Média, no período das Cruzadas, os Cavaleiros Templários deram apoio militar à retomada da Península Ibérica, a qual se encontrava, desde o século VII, invadida pelos mouros (povos muçulmanos oriundos da África e da Península Árabe). Esse apoio criou fortes vínculos entre a Ordem dos Templários e o reino de Portugal.
   Segundo alguns autores, entre eles o pesquisador português PEDRO SILVA, no século XIV, após a extinção da Ordem dos Templários, o patrimônio da Ordem teve três destinos principais.
PEDRO SILVA escreveu os livros: Roteiro do Portugal Templário 
e Templários, História Integral.

    Uma parte foi destinada à Ordem dos Hospitalários (atual Ordem de Malta), a qual tinha sua sede na cidade de Rhodes, na Palestina, e posteriormente na região de Malta, ao sul da Sicília. 

Diferentemente dos Templários, a Ordem dos 
Hospitalários possuía mulheres em suas fileiras. 
    Outra parte dos bens foi confiscada pela coroa francesa, através do rei Felipe, o Belo.
   A terceira parte do patrimônio foi entregue aos monarcas da Península Ibérica, como reconhecimento às suas grandes doações à Ordem do Templo, durante a época da retomada dos territórios ibéricos contra os mouros (Período da Reconquista Ibérica).
A Reconquista da Península Ibérica teve início pelo norte, a partir
da reação dos reinos de: Leão, Castela, Navarra e Aragão.

    Acesse o link abaixo para assistir o vídeo que narra o período da invasão dos mouros em Portugal e a posterior reconquista do território pelos portugueses. 
   Especificamente em Portugal, no ano de 1319, os bens e a estrutura militar da extinta Ordem dos Templários foram transferidos pelo Papa João XXII para a recém-criada Ordem de Cristo, a pedido de Dom Dinis, rei de Portugal.
Durante as Grandes Navegações, as caravelas portuguesas 
exibiam na velas, o símbolo da Ordem Cristo.
    Na Maçonaria, a Ordem dos Cavaleiros Templários influenciou profundamente a formação do Rito Escocês Antigo e Aceito e do Rito Escocês Retificado.

      No Rito Escocês Antigo e Aceito, o Grau 29 (Grande Cavaleiro de Santo André), o Grau 30 (Cavaleiro Kadosh) e o Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) são os principais exemplos de graus relacionados à tradição da Ordem dos Cavaleiros Templários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.