quinta-feira, 19 de março de 2015

A lenda de Santa Bárbara

    Complementando o estudo dos Quatro Elementos e o Rito Escocês Antigo e Aceito (O ar), segue abaixo a lenda de Santa Bárbara.
Link para o estudo => Os 4 Elementos (O ar)
   A tradição comum afirma que Bárbara, filha de Dióscuro, nasceu na região da Nicomédia, na Turquia, por volta do ano 280 depois de Cristo.
A Nicomédia (atual Izmit) era uma cidade localizada na atual
 Turquia, numa importante rota que liga a Europa à Ásia.
     Dióscuro, um alto funcionário do governador Diocleciano, a fim de preservar a castidade de sua bela filha, mandou construir uma grande torre, onde a manteria protegida.
    Conforme o relato religioso, Bárbara escolheu todas as características da torre e em seu quarto foram feitas duas pequenas janelas com grades (ou redes) para que a protegesse dos invasores.
As imagens de Santa Bárbara são normalmente apresentadas com uma torre.
    Durante as obras, em razão da proximidade que teve com a comunidade cristã que morava no entorno da construção, Bárbara converteu-se ardorosamente ao Cristianismo.
   Dióscuro, ao descobrir que sua filha era cristã, mandou aprisioná-la na própria torre como castigo.
   Pela simpatia que havia conquistado junto aos pedreiros durante as obras, sem que o pai soubesse, Bárbara conseguiu que eles acrescentassem uma terceira janela em seu quarto, de modo a que pudesse honrar secretamente à Santíssima Trindade Cristã (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).
A arquitetura religiosa católica usa
comumente o simbolismo cristão da três janelas.
Embora com o simbolismo diferente da lenda, o
painel do Grau 1 (Aprendiz) do Rito Escocês Antigo
 e Aceito também possui três janelas, com grades.
    Durante o período em que Bárbara esteve aprisionada, a torre era repetidamente atingida por raios durante as tempestades. Contudo, a construção permaneceu intacta durante anos, não permitindo que a jovem fugisse.
    Após ter sido submetida a diversos martírios (acoites, humilhações públicas, flechadas etc.) a fim de que negasse sua crença, Bárbara foi morta, decapitada pelo próprio pai, que não aceitou sua conversão à religião cristã.
  Após a morte de Bárbara, várias lendas se formaram acerca da sua vida, tornando a cidade da Nicomédia um local de peregrinação.
   Os fiéis acreditavam que Santa Bárbara era a responsável por enviar os raios que castigavam a torre durante as tempestades.
   Clique no link abaixo e ouça a lenda de Santa Bárbara narrada a partir de uma pregação católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.