domingo, 16 de novembro de 2014

Site da Loja Maçônica Indústria e Caridade Nº 49

Emblema da Loja Maçônica
Indústria e Caridade Nº 49.
    A Augusta e Respeitável Loja Maçônica Indústria e Caridade Nº 49, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, é uma das mais antigas e importantes oficinas maçônicas do Estado do Rio de Janeiro.
    A história dessa Oficina relata que, no dia 2 de janeiro de 1839, ou seja, poucos anos após a proclamação da Independência do Brasil e a criação do Grande Oriente do Brasil, foi fundada, na então Villa de Nova Friburgo, a Loja Maçônica Indústria e Caridade.
    A história do município de Nova Friburgo está intimamente ligada à Loja Maçônica Indústria e Caridade. Tanto o município de Nova Friburgo, quanto a Loja Indústria e Caridade tornaram-se dignos representante do progresso da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
   É importante ressaltar que, tradicionalmente, as Lojas da Maçonaria localizadas em Nova Friburgo, entre elas a Loja Indústria e Caridade têm destacada atuação na  cidade, realizando campanhas sociais,  além de manifestações de civismo e de cidadania.
Matéria do Jornal O Globo, publicada no dia 16 de maio de 2012,
destacando a atuação cívica da Maçonaria de Nova Friburgo.
   A visita ao site da Loja Maçônica Indústria e Caridade oferece ao maçom a chance de conhecer essa digna oficina maçônica da cidade de Nova Friburgo e ainda exibe um importante retrato de como é feita a verdadeira Maçonaria na Região Serrana fluminense.

2 comentários:

  1. Ir. Sangenis, IME 36.78416 de novembro de 2014 às 10:14

    Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório Nº 1
    Espetacular site e postagem sobre a Loja Maçônica Indústria e Caridade, Nº 49, de Nova Friburgo, na Serra do Órgãos, Estado do Rio de Janeiro. Está foto dá a dimensão do que é o trabalho da Maçonaria, não mais Operativa, mas Operacional, em prol de nossa Sociedade e em causas que interessam as nossas populações. Essa é a Maçonaria que sonhei estes 34 anos que estou na Arte Real, mas que aqui na Cidade Grande nada se consegue. Seja por medo, por comodismo ou por respeito humano (uma espécie de vergonha diante de outrem). Quero homenagear a Maçonaria de Nova Friburgo, pelas três Lojas que se dispuseram corajosamente, em plena luz do dia, vir às ruas, com seu fardamento maçônico, alfaias e aventais, demonstrando força e vigor em prol do Povo de Nova Friburgo. A Maçonaria não está morta e nem adormecida. Está viva, altaneira, edificante e participante junto com a Sociedade. Viva a Maçonaria Friburguense. Viva a Maçonaria Fluminense e Viva a Maçonaria Brasileira !!!!!!!!
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, IME 36.784, Portador da Comenda do Mérito Montezuma e Membro Efetivo do Consistório, Nº 1, desde 1994.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão Sangenis, mais uma vez, obrigado pelo apoio e pela participação.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.