quinta-feira, 1 de maio de 2014

Indicação de blog sobre a Maçonaria (A partir da pedra)

Emblema da Respeitável Loja
 Mestre Affonso Domingues.
   A indicação de blog sobre Maçonaria é a página A PARTIR DA PEDRA, elaborado pelos maçons do quadro da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues, localizada na cidade de Cascais e pertencente à Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal (GLLP/GLRP).

   O blog A PARTIR DA PEDRA existe desde de 2006 e publica regularmente, além de assuntos relacionados especificamente à Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues, temas como: estudos sobre o simbolismo, a ritualística e a doutrina maçônicos, além de atualidades da Maçonaria em Portugal e no mundo.
    A visita ao blog A PARTIR DA PEDRA oferece ao maçom o contato com uma visão lusitana sobre a Arte Real e apresenta aspectos importantes da Maçonaria na Península Ibérica.
Link para o blog => A PARTIR DA PEDRA

Um comentário:

  1. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório, nº 1

    Tratando da Maçonaria na Península Ibérica, vale dizer, que no ano de 1981, o GOERJ, a GLMERJ, o Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito e o Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito Federado para a República Federativa do Brasil, fizeram no excelente Hotel Glória, no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Internacional de História e Geografia da Maçonaria. A frequência foi uma das maiores que já havia visto num forum maçônico, de tal grandeza. Foram convidados a AMORC, com a presença de seu Grande Mestre, que veio do Paraná e haviam convidados de países amigos, incluive, dois famosos Jesuitas, o brasileiro, Pe. Valério Alberton e o espanhol, Pe. José Ferrer Benimelli, o maior Maçonólogo do Vaticano, que foi convidado Oficialmente. O Congresso foi espetacular, pelo nível de excelência e conhecimento. E foi a partir desse Congresso que a Igreja Católica Apostólica Ramana, através da CNBB e da Maçonaria Brasileira, encetaram os primeiros acordos de um tratamento respeitoso, visto que a Maçonaria Brasileira, não maquina contra a Igreja. Todavia, o tempo passou, Ferrer Benimelli deixou o hábito, segundo fomos informados e pouco se avançou nos entendimentos entre a Maçonaria e a Igreja Católica, todavia, desse Congresso saiu a idéia de um livro sobre a "Maçonaria e a Igreja Católica", de autoria dos Padres Valério Alberton e Ferrer Benimelli, pela Editora Paulinas, que foi um grande sucesso, pelo repositório de conceitos e entendimentos entre as duas Instituições Milenares. Mas, até hoje, apesar da mudança do Código Canônco, de 1917, para um novo Código Canônico, de 2003, pouco modificou a posição de quem ingressa na Maçonaria, pois ao fazê-lo, no anterior, era ex-comungado e no atual está em pecado grave (mortal). Ou seja, não se avançou quase nada, apesar dos esforços.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Portador da Comenda do Mérito Montezuma e Membro Efetivo do Consistório, nº 1.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.