terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A Rosa Mística e o Rito Escocês Antigo e Aceito

     A Rosa Mística (ou Cândida Rosa) é um dos mais importantes símbolos dos Altos Graus (do Grau 4 ao Grau 33) do Rito Escocês Antigo e Aceito, pois associa aspectos esotéricos, religiosos e poéticos.
    Na tradição cristã, a Rosa Mística possui vários significados. O primeiro deles está ligado às aparições da Virgem Maria na região de Montichiari, na Itália, entre os anos de 1947 e 1976.
       Nessas epifanias, a imagem de Nossa Senhora surgia tendo uma coroa luminosa à frente do coração, a qual tinha tinha o formato semelhante a uma rosa.
      As aparições da Virgem Maria em Montechiari atraíram inúmeros fiéis católicos e deram origem ao culto de Nossa Senhora da Rosa Mística.
       O misticismo da rosa é também narrado na mitologia da Grécia Antiga. 
     Conta uma lenda, que a deusa Afrodite encontrou o jovem Adônis, por quem era apaixonada, gravemente ferido devido ataque de um enorme javali. Ao socorrê-lo, Afrodite se feriu, quando tentava deitar o corpo de Adônis sobre roseiral ainda em flor. 
   O sangue da deusa ferida tingiu as rosas que desabrochavam. 
       A lenda relata que Afrodite colheu as flores manchadas com seu sangue e colocou-as sobre o ferimento de Adônis, regenerando a ferida e revivendo o seu amado.
Com essa lenda tem início, na Antiguidade Grega, 
a associação da rosa vermelha ao amor apaixonado.
    O mito sobre Afrodite e Adônis deu origem à cerimônia conhecida como rosália, a qual posteriormente originou a tradição de depositar flores sobre os túmulos, simbolizando o desejo da regeneração física e espiritual dos mortos.
    Sob o ponto de vista iniciático, o significado da rosa mística pode ser compreendido como a vitória definitiva após o sofrimento mais intenso. 
   Em uma das mais importantes obras da literatura universal, A Divina Comédia, o poeta Dante Alighieri, no final da sua trajetória, após atravessar os suplícios do Inferno e do Purgatório, conseguiu contemplar a Rosa Mística, no lugar mais alto do Paraíso (ou Empíreo), onde habitavam, em torno de Deus, os santos e os seres abençoados.
Na obra A Divina Comédia, Dante e sua amada Beatriz
contemplaram o Empíreo. Essa região era composta por seres que
circundavam uma intensa luz, cuja imagem assemelhava-se a uma rosa.
Link para a descrição do => Paraíso
feita por Dante Aliguieri
  Sob o aspecto hermético, a Rosa Mística é entendida, algumas vezes, como o objetivo final do iniciado, ou seja, o de visitar o interior da terra e de lá retornar após ter contemplado essa Rosa Sagrada, de forma semelhante ao ensinamento contido na expressão V.I.T.R.IO.L..
Link para melhor entender o => V.I.T.R.I.O.L.
Link para melhor entender => Visita o interior da terra
   À luz do entendimento cristão, a Rosa Mística é a Salvação do Espírito que, após enfrentar os sofrimentos da vida material, encontra a felicidade eterna junto a Deus.
    Sob o ponto de vista maçônico, é possível atribuir à Rosa Mística o mesmo significado da Palavra Perdida, pois ambas simbolizam os mais profundos mistérios que devem ser desvelados pelos iniciados.
Link pra melhor entender a => Palavra Perdida
   Na Maçonaria, a Rosa Mística é apresentada, por exemplo, no Grau 18 (Cavaleiro Rosacruz, ou do Pelicano) como elemento central dos estudos, os quais incluem, entre outros temas: o Misticismo Cristão, a Alquimia, o Hermetismo e a Tradição Rosacruz.
No Grau 18 (Cavaleiro do Pelicano), a rosa e a cruz formam
um símbolo que serve de base para todo o entendimento desse Grau.
      Em relação ao Rito Escocês Antigo e Aceito, além do significado relacionado a Cristo, a Rosa Mística pode também representar: a conquista final da alma, a ascensão espiritual definitiva ou o último patamar da evolução espiritual.
Diferentemente do Cristianismo, que prega a Salvação, no Budismo, o
último patamar da evolução espiritual é o Nirvana, um estado espiritual
de pura felicidade e completamente além do sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.