segunda-feira, 21 de julho de 2014

As civilizações do Crescente Fértil e o Rito Escocês Antigo e Aceito - Mesopotâmia (Parte 1)

   Dando continuidade ao estudo das civilizações do Crescente Fértil e o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Links para os estudos anteriores sobre o Crescente Fértil => Introdução - Egito (Parte 1) - Egito (Parte 2)- Egito (Parte 3) - Egito (Parte 4)
    Mesopotâmia é um antigo nome usado para indicar as terras asiáticas localizadas entre os rios Tigre e Eufrates, as quais eram inundadas nos períodos das cheias desses rios, fertilizando extensas áreas de planícies.
O sul da Mesopotâmia (ou Baixa Mesopotâmia) foi a sua região mais rica, tanto na fertilidade do solo, como no surgimento dos importantes impérios, como os sumérios, os acádios e os babilônios.

    Por volta de 4.000 anos antes da Era Cristã, diversas tribos vindas da Ásia Central fixaram-se na região da Mesopotâmia, em busca de áreas que facilitassem o acesso à água, alimentos, transporte e pesca.
   Com a fixação de tribos na região e as guerras que ali ocorreram, a Mesopotâmia viu surgirem e desaparecerem diversos povos, os quais formaram o que se convencionou chamar de civilização mesopotâmica.
A Civilização Mesopotâmica cresceu, inicialmente, com a 
sucessiva dominação de povos locais por impérios mais fortes.
      Os principais povos da civilização mesopotâmica foram: os sumérios, os acádios, os assírios e os caldeus.
   O Rito Escocês Antigo e Aceito herdou diversos símbolos, mitos e tradições originados na civilização mesopotâmica.
   A primeira referência a ser destacada é a Águia de Lagash, um antigo símbolo sumério, representado por uma águia de duas cabeças (ou águia bicéfala).

Lagash era uma rica cidade localizada na Baixa Mesopotâmia (Sul da Mesopotâmia), próxima ao Golfo Pérsico.
    Modernamente, a águia de duas cabeças foi inserida a partir do Conselho de Imperadores do Oriente e do Ocidente, criado em 1758. A águia bicéfala compunha o Rito de Perfeição, de 25 graus, o qual antecedeu o Rito Escocês Antigo e Aceito.

     Nos estudos posteriores serão analisadas as demais relações entre o Rito Escocês Antigo Aceito e a Antiga Mesopotâmia.

2 comentários:

  1. Olá! Tenho visitado regularmente o site do Supr.!. Conselho e tenho indicado para outros irmãos pois o acho excelente. A título de sugestão, gostaria que o admiistrador do mesmo habilitasse os artigos(trabalhos) para impressão pois os mesmos são excelentes. Kalaf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Senhor, os artigos publicados no Blog do Consistório Nº 1 estão habilitados para impressão. Tivemos a oportunidade de fazer recentemente o teste de impressão em mais de um equipamento.
      Obrigado pela visita ao nosso Blog.
      Receba nosso tríplice e fraternal abraço.

      Excluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.