terça-feira, 1 de abril de 2014

Sessão de declaração do Presidente de Honra do Consistório Nº 1

    No dia 29 de agosto de 1998, foi realizada uma sessão magna alusiva ao aniversário de 161 anos da criação do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo Nº 1, ocorrida em 01 de setembro de 1837, pelo Patriarca da Independência, JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA.
ZIÉDE COELHO MOREIRA foi
Presidente do Consistório Nº 1
entre os anos de 1996 e 2000.
   Juntamente com a sessão comemorativa do aniversário, o então Soberano dos Soberanos do Consistório Nº 1, ZIÉDE COELHO MOREIRA, (atualmente, o Presidente de um Consistório tem o título de Comandante-em-Chefe) através do Ato Nº 58/1998, declarou o então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, NEY COELHO SOARES, como Presidente de Honra do Consistório Nº 1.
    Durante a cerimônia, foram entregues ao agraciado o ato de concessão do título e a respectiva medalha.
    Seguem abaixo algumas fotos do evento.
Entrega do Ato de Declaração ao Presidente
 de Honra do Consistório Nº 1.
Entrega da Medalha ao Presidente de Honra do Consistório Nº 1.

2 comentários:

  1. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório nº 1.
    Vale dizer, que a escolha feita pelo então Soberano dos Soberanos - Ir. Ziéde Coelho Moreira foi uma justa homenagem ao Ir. Ney Coelho Soares, pelo grande serviço prestado, ainda, quando na Ativa da Polícia Militar, quando usou de muito bom senso, para a desocupação do Galpão, onde, hoje, fica o prédio do Consistório, nº 1, que recebia os retirantes do Nordeste Brasileiro e que ali chegavam, sem nenhum tipo de controle ou apoio, nos famosos e tristes Caminhões "Paus de Arara". Com o passar do tempo, o lugar acabou virando um ponto de encontro de malfeitores, proxenetas e meretrizes, desvirtuando a finalidade inicial de receber os retirantes. O então Oficial da PM, Ney Coelho Soares, preparou, com estrategia e trabalho operacional, de elevada precisão militar, para a retirada desses personagens nocivos, o que foi um sucesso, graças ao conhecimento militar e humano do Ir. Ney Coelho Soares. No entanto, cabe ressaltar que o Ir. Ziéde Coelho Moreira, que esteve a frente do Consistório nos anos de 1996 à 2000, era Professor do Instituto Militar de Engenharia, homem de uma cultura invulgar. Era, também, Bispo da Igreja Gnóstica, da Fraternitas Rosicruciana Antiqua, criada por Krun Heller, Mestre e Chefe dessa Ordem, de origem alemã, que foi iniciado nas terras do México, como Hiuracocha, nome indigena. A sede ficou na Tijuca e possui, ainda, um Templo em Niterói, onde nosso saudoso Ir. Ziéde Coelho Moreira foi um grande baluarte. No Consistório nos brindou com palestras de elevado cunho místico/esotérico, sendo, ainda, membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz, AMORC em Niterói. Depois que foi substituido do Consistório, nº 1 foi radicar-se em Teodoro de Oliveira, a 1.100 mts de altura do Alto da Serra dos Órgãos, no Município de Nova Friburgo, onde se filiou a Loja Comércio e Indústria, nº 0049, onde foi um dos seus Veneráveis Mestres. Era ardoroso defensor da Alimentação Vegetariana radical, (que não injere nada animal, nem ovos, e etc). Passado pouco tempo, ficou doente de câncer no esôfago, vindo a falecer na Cidade de Niterói, para onde havia se transferido, em face da agressividade e gravidade da doença, o que causou muito pesar a todos os Irmãos, Confradres e Amigos do Professor Irmão Ziéde Coelho Moreira.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Portador da Comenda do Mérito Montezuma, e Membro Efetivo do Consistório, nº 1.

    ResponderExcluir
  2. Caro Irmão Sangenis, agradecemos o depoimento e o relato histórico.
    Tua participação faz total diferença nas informações do Blog do Consistório Nº 1.
    Receba nosso tríplice abraço.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.