terça-feira, 28 de agosto de 2018

Homenagem ao maçom JOSÉ DA GAMA E CASTRO

       Na Sessão Ritualística de Instrução, do dia 16 de julho de 2018, foi feita uma homenagem pela Administração do Consistório Nº 1 ao maçom JOSÉ DA GAMA E CASTRO, Grau 33 (Grande Inspetor Geral) do Rito Escocês Antigo e Aceito e que, atualmente, ocupa o cargo de Grande Porta Estandarte do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo Nº 1.


Maçom JOSÉ DA GAMA E CASTRO - Grau 33 
e Grande Porta Estandarte do Consistório Nº 1


        No texto da mensagem alusiva ao reconhecimento ao Grande Inspetor Geral, lido pelo Comandante em Chefe do Consistório Nº 1, foi relatado o seguinte:
          "Meus Irmãos, o Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo nº 1 é um Alto Corpo Maçônico secular, que completou no ano passado 180 anos de existência. 
           O quantitativo do nosso quadro de obreiros varia anualmente em torno de 500 maçons e procuramos desenvolver nossos trabalhos de forma a servirmos como exemplo para outras oficinas maçônicas simbólicas e dos altos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito. 
           Muito embora todo esse trabalho seja ostensivamente evidente, o sucesso dos nossos esforços só acontece em razão da atuação silenciosa e discreta de alguns obreiros que dão o melhor de si pela Maçonaria e pelo nosso Supremo Conselho. 
         É por essa razão que neste momento cabe-me fazer Justiça e enaltecer o valoroso trabalho do nosso muito querido e digno Irmão JOSÉ DA GAMA E CASTRO
         O Irmão GAMA foi iniciado no ano de 1976, na Loja Esperança de Niterói Nº 3, onde foi Deputado Federal e por 2 vezes Venerável Mestre. Cursou seus Graus Superiores na Augusta Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul, no Sublime Capítulo Rosacruz Cruzeiro do Sul, no Ilustre Conselho de Kadosh nº 1 e é um dos mais antigos membros efetivos deste Consistório. 
        Ao tomar posse como Comandante-em-Chefe vivi um misto de alegria e insegurança, pois sabia que não seria simples a tarefa. Contudo encontrei maçons como o nosso Irmão GAMA, que me apoiaram e não permitiram que eu errasse. 
        Deste modo, Irmão JOSÉ DA GAMA E CASTRO, quero registrar junto a você meu sincero agradecimento maçônico pessoal e como Comandante-em-Chefe desta Oficina. 
      Que O Grande Arquiteto do Universo me permita continuar convivendo contigo por muitos anos. 
          Saiba que orgulho-me de poder chamar uma homem da tua estatura moral como Irmão. 
           Sendo assim, receba meu sincero muito obrigado, meu Irmão."


5 comentários:

  1. Boa noite,uma das maiores virtudes que se pode adquirir,..... é a GRATIDÃO e o VALOR. Parabéns pelo gesto valoroso e edificante. E ao irmão que foi reconhecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manifesto minha gratidão por tão bela homenagem.O nosso comandante em chefe foi muito generoso.O fato do Consistório número 1 ser um corpo muito importante no Supremo Conselho, valoriza ainda mais esse ato.Saúdo o nosso grande lider com o TFA. José GAMA.

      Excluir
  2. Parabéns, Irmão JOSÉ DA GAMA E CASTRO, quero registrar junto a você meu sincero agradecimento maçônico pessoal e como Comandante-em-Chefe desta Oficina, desejo Saúde Paz muitos anos de vida.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto de reconhecimento e agradecimento a um ilustre Irmão e poderoso membro do nosso Supremo Conselho. Seu gesto fidalgo empolga qualquer irmão que envolvido esteja nesta hora de sentimentos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Valoroso Ir.'. Gama, que em teu gesto cordial, está o brilho de um grande maçom.
    Muito bem lembrada essa homenagem. Cmt. em Chefe do Consistori n° 1 Ir.'. Milton Antonio do Sacramento, vós manifestais grande Sabedoria, mais uma vez.
    TDS.'.
    Ir.'. João Anselmo de Oliveira Grau 33 IME 076143

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.