sábado, 11 de junho de 2016

Falecimento do maçom BENITO COHEN

      A Administração do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo N° 1 comunica, com extrema tristeza, o falecimento, no dia 08 de junho de 2016, do maçom BENITO COHEN, Grau 33 (Grande Inspetor Geral) do Rito Escocês Antigo e Aceito.

     O Irmão BENITO foi um longevo, voluntarioso e atuante maçom do Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro, sendo um dos mais antigos mestres maçons do nosso Grande Oriente, tendo sido iniciado no ano de 1959. 
     Nos Graus Simbólicos, pertencia ao quadro de obreiros da Loja Marquês do Herval N° 1627 (Link para => Loja Marquês do Herval), da qual era o único membro fundador ainda vivo. Pertenceu ao quadro da Augusta e Respeitável Loja Cayru N° 762 (Link para => Loja Cayru) e foi membro fundador da Loja Jean Baptiste Willermoz N° 4227, no ano de 2012.
    O maçom BENITO COHEN era detentor da Comenda Pedro I, a maior distinção maçônica concedida pelo Grande Oriente do Brasil. 
     Nos Altos Graus, foi Atherzata (Presidente) do Sublime Capítulo Rosacruz Cayru e fez parte da administração da Augusta Loja de Perfeição Cayru.
     No ano de 2001, foi elevado ao Grau 33 (Grande Inspetor Geral) do Rito Escocês Antigo e Aceito. 
       No ano de 2014, BENITO COHEN foi entrevistado pelo Blog do Consistório N° 1, leia a entrevista (Link para => Entrevista com Benito Cohen).
     Na sessão ritualística de 18 de novembro de 2013, foi homenageado pelo Consistório N° 1 (Link para => Homenagem a Benito Cohen).
     Atualmente, o maçom BENITO COHEN pertencia à Administração do Consistório N° 1, onde era Membro Efetivo e exercia a função de Grande Tesoureiro, e era detentor da Medalha do Mérito Montezuma, a mais alta condecoração do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito.

BENITO COHEN, Grau 33 do REAA. 

     A Administração do Consistório Nº 1 manifesta seus sentimentos junto aos familiares e amigos desse incomparável maçom e roga ao Grande Arquiteto do Universo que o receba em Glória e Paz.

4 comentários:

  1. Comandante
    Fui ao Supremo na última quinta quando tomei conhecimento da notícia, comunicada pelo Ir Cavalcante, fiquei muito sentido. É uma perda muito grande para vossa Administração. Sinceros sentimentos

    ResponderExcluir
  2. Imenso pesar pela passagem de nosso estimado ir.'.,oremos ao G.A.D.U que o receba com carinho em suas legiões.
    Hélio Elias - 12 de junho de 2016



    ResponderExcluir
  3. Comandante em Chefe, Amados Irmãos e Familiares: Ofereço meu profundo sentimento de pesar! Na certeza que o GADU que é Deus, acalentará os corações enlutados.

    ResponderExcluir
  4. Comandante-em-Chefe Ir. Sacramento. Consistório, nº 1
    Caro Chefe fui surpreendido, somente hoje, dia 14 às 0lhs43min, quando abri o nosso Blog da Administração do Consistório e fiquei ciente do falecimento do nosso querido amigo e Ir. Benito Cohen. De fato em velho Maçom, iniciado em 1959, ou seja com 57 anos atuante na Arte Real. Ir. Cohen vinha de outros tempos e de outros princípios da Maçonaria que, nos últimos 30 anos mudou muito, a meu ver, em alguns aspectos para pior. É uma crítica construtiva que faço e tenho argumentos que, agora, não me permito polemizar. No entanto, Benito Cohen, com sua sabedoria, fidalguia, elegância e disciplina de uma Maçom que jamais deixou de se manter ativo e firme no trabalho, foi se adaptando as essa novas mudanças. Nunca vi o Ir. Cohen reclamando ou se queixando de nada. Era um guerreiro, sempre pronto para assumir uma posição ou posto operacional. Era um assíduo contumaz, pois raramente faltava a uma Sessão em sua Loja Marquês do Herval, no bairro de Quintino, mesmo com todos os riscos do crime organizado que infesta nossa cidade e algumas regiões suburbanas. O Ir. Cohen era um homem valente e decidido e confesso que sempre gostei de sua conduta, tanto como cidadão ou como maçom. Tinha muita honra de ser seu irmão, embora, 21 anos mais velho do que eu na Arte Real, muitas vezes, admirava a sua disposição no trabalho como Tesoureiro do Consistório, recebendo a todos com simpatia, alegria e honestidade no trato com dinheiro ou cheques. Perdemos um grande Irmão, lamento muito, ter ficado doente, com problemas de Bloqueio de Átrio Ventricular, Grau 1 em Janeiro de 2016 o que motivou minha ausência até agora, no nosso Consistório. Ontem, dia de Santo Antonio de Pádua e Lisboa, ainda, tinha pensado em encontrar com o Ir. Benito Cohen, na Tesouraria, para fazer os pagamento desse ano em curso. Infelizmente, a luz de nosso irmão subiu aos céus, onde, como buscador irá, brevemente, encontrar a Luz do Cristo e gozará das primícias do Reino do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus e que irá consolar nosso irmão na verdadeira Vida na Pátria Espiritual. Envio a Família enlutado as minha condolências e espero que encontrem a consolação na absoluta certeza de que Benito Cohen cumpriu com denodo a sua Missão no Orbe Terrestre.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Portador da Comenda do Mérito Montezuma e Membro Efetivo do Consitório, Nº 1, desde 1994 e reconduzido a mesma condição, pela Legislação em vigor.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.