segunda-feira, 28 de março de 2016

Falecimento do maçom ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA.

     Comunicamos o falecimento, no dia 26 de março de 2016, do maçom ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA, Grau 33 (Grande Inspetor Geral) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
     O Irmão Antônio, durante vários anos, foi um dos mais mais ativos e voluntariosos maçons do Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro, visitando incansavelmente, diversas oficinas do nosso Grande Oriente. 
       Nos Graus Simbólicos pertenceu à Augusta e Respeitável Loja Cayru N° 1437 e atualmente pertencia ao quadro de obreiros da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Copacabana N° 1495.
       Nos Altos Graus, participava efetivamente nas sessões da Augusta Loja de Perfeição e do Sublime Capítulo Cruzeiro do Sul, no Conselho de Kadosh N° 1 e no Consistório de Príncipes do Real Segredo N° 1, onde exerceu o cargo de Grande Arquiteto.

ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA, Grau 33 do REAA. 

     A Administração do Consistório Nº 1 manifesta seu pesar junto aos familiares e amigos desse grande maçom e roga ao Grande Arquiteto do Universo que o receba em Glória e Paz.

18 comentários:

  1. Guardarei sempre comigo a melhor imagem do nosso dedicadíssimo e querido irmão Antônio Pereira de Lima. Que Deus o tenha e força para seus familiares.

    ResponderExcluir
  2. Obreiro útil e dedicado, que fazia maçonaria com denodo, reverência e paixão... Tanto no simbolismo, como nos altos graus, recebo com muita tristeza essa noticia. Que o Grande Arquiteto, possa receber este grande irmão, em suas hostes, e possa ele abrilhantar ainda mais, o Grande Oriente Celestial !

    Gemamos, gemamos, mas esperemos !

    ResponderExcluir
  3. Não recordo dele ter faltado a uma sessão da Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul. Sempre presente com sua maneira simples mas atuante. Disposto a trabalhar em qualquer cargo que lhe fosse solicitado. A Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul vai sentir muito sua falta. Em nosso nome e da nossa Administração queremos também registrar nossa solidariedade e nossos sentimentos aos seus familiares. TVPM João Guerrero.

    ResponderExcluir
  4. Não recordo dele ter faltado a uma sessão da Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul. Sempre presente com sua maneira simples mas atuante. Disposto a trabalhar em qualquer cargo que lhe fosse solicitado. A Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul vai sentir muito sua falta. Em nosso nome e da nossa Administração queremos também registrar nossa solidariedade e nossos sentimentos aos seus familiares. TVPM João Guerrero.

    ResponderExcluir
  5. Cmt. em Chefe do Consistório nº 1
    Ir.'. Milton Antônio Graça do Sacramento.
    Saudações Fraternais:
    Tive o privilégio de compartilhar com muitos IIr.'. a singela, cordial e salutar amizade do Grande Ir.'. Antônio Pereira Lima- Grande Inspetor Geral-, o " Toninho" como eu carinhosamente costumava chamá-lo.
    Lamento não ter podido estar presente na despedida do dileto Ir.'..
    Ir.'. Antônio não nos deixou, pois sua memória não se apagará e ele já está na Galeria dos Grandes Nomes que fizeram história em nossa Ordem.
    Ele deixou seu legado de sabedoria e o G.'.A.'.D.'.U.'. já o recolheu, aquartelando-o para nova missão. Espero que ele o "Toninho", já tenha descansado o suficiente para partir em jornada na nova missão que o Grande Marechal do Universo já preparou para o nosso Ir.'..
    Não vou dizer -descanse em paz-, pois a jornada continua e neste estágio em que ele esteve entre nós, nos ensinou com sua simplicidade, mais algumas estratégias para continuarmos a nossa missão.
    Um Grande Obrigado Ir.'. Antônio por ter estado conosco.
    Ir.'. João Anselmo de Oliveira- Grau 33- IME 076143 Patente 252369

    ResponderExcluir
  6. O Grande Irmão, por tudo, vai fazer muita falta.
    SAUDADE ! MUITA SAUDADE !

    José e Eduardo Blanco - ARBLS Marques do Hervaç

    ResponderExcluir
  7. Querido Irmão..., você com certeza está ao lado do GADU, sempre demonstrou uma força de vida e conhecimento, e tenho a certeza que todos os comentários aqui feitos, você lerá de onde estiver.
    grande beijo

    Péricles Alonso
    secret.: Perf.: e Cap.: Niterói

    ResponderExcluir
  8. Que o GADU o receba de braços abertos e com muita Luz e Paz Celestial.

    ResponderExcluir
  9. Quando cheguei à Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul, há mais de 15 anos, lá encontrei como Mestre de Harmonia o Caríssimo Amigo e Irmão ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA.

    Na Perfeição, sob a Presidência do nosso Queridíssimo Irmão JOSUÉ MORAIS DE OLIVEIRA, o nosso Irmão ANTÔNIO, como se diz popularmente, "jogava nas onze".
    Quantas e quantas vezes o vi - e com ele muito aprendi - no desempenho do Cargo de Mestre de Cerimônias; de Arquiteto; de Hospitaleiro; de Cobridor; e mais onde fosse preciso, pois, para o Corpo Maçônico Filosófico, estava sempre "de pé e à ordem".

    Acompanhou-me no Capítulo Rosa-Cruz Cruzeiro do Sul, à época, sob a Presidência de dois Queridíssimos Irmãos, STENÉLIO RODRIGUES DE FREITAS, sucedido por CARMELINO SOUZA VIEIRA.

    Na sequência, me incentivou a ir Cursar o Kadosch nº 1; assim como os demais integrantes de minha Turma, estando sempre presente do Graus 19 ao 30.

    Por fim, presente estava quando da minha ascensão ao Consistório nº 1, sob a Presidência do Queridíssimo Irmão CID NEY FILARDI RAMOS.

    Presenteador emérito, a cada conquista nos Graus Filosóficos, recebia eu, do nosso Irmão ANTÔNIO, uma singela lembrança.

    Agora, certa e fatalmente, em conjunto com meu Amado Irmão e Padrinho que, por longos anos, foi Grande Ministro de Estado do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, o saudosíssimo RAIMUNDO RAMOS, estão preparando e providenciando a minha Iniciação na Loja Branca.

    Querido Amigo e Irmão ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA, que N. S. da Conceição e Boa Morte te receba no Céu ... onde, um dia, em breve, nos reencontraremos.


    Um beijo fraterno em todos.

    Laricchia, CIM 202135/IME065966.


    ResponderExcluir
  10. Surpreso estou com a notícia. Após longos dias fora, inclusive da Internet, tomo conhecimento, hoje, desta perda irreparável. Como milhares, Sou um Privilégiado! O Ir Antônio, esteve na minha iniciação e ao término ofertou-me uma pedra, um maço e um cinzel. No final do ano passado (2015), iniciei o Filosófico, representei a Turma e, no final, mais uma vez, (ele não recordava de mim) ofertou-me um Compasso. Caramba...muito emocionado estou escrevendo e relembrando o meu último contato, neste ano 2016, nas Instruções dos graus 4,5 e 6. Passei a tarde ao seu lado conversando... Deus, na sua infinita misericórdia conforte os familiares com a certeza de que o Ir Antônio continuará trabalhando com o mesmo afinco e dedicação no coração de todos nós que tivemos a oportunidade de conhecer, conviver e aprender, através da sua simplicidade, a arte de amar o próximo e viver a vida com alegria. Minhas condolências! ///

    ResponderExcluir
  11. Sempre guardarei as melhores imagens desse e dos outros valorosos IIrs.Prestativos, simples e Educados. Estes sim serve para meu exemplo, que o GADU, os tenha em sua Eternidade.

    ResponderExcluir
  12. Sempre guardarei as melhores imagens desse e dos outros valorosos IIrs.Prestativos, simples e Educados. Estes sim serve para meu exemplo, que o GADU, os tenha em sua Eternidade.

    ResponderExcluir
  13. Comandante-em-Chefe Ir. Sacramento - Consistório nº 1 - Recebo a notícia da perda do Ir. Antonio Pereira de Lima, Portador da Comenda do Mérito Montezuma como uma grande perda para a Maçonaria. Era o trabalhador da primeira até a última hora. Homem da Marinha de Guerra estava acostumado a faina diária no Tombadilho, portando, foi um excelente ARQUITETO de todas as Câmaras do Palácio do Escocismo, onde o conheci por volta de mais de 20 anos passados. No entando, vale dizer, sem querer ofender ou atingir quem quer que seja, principalmente, nas Loja Simbólicas, onde Antonio Pereira de Lima tinha uma presença de segunda à sexta-feira. Mas apesar de frequentar feirinhas de coisas antigas onde encontrou preciosidades da Maçonaria e as adquiriu repartindo e permitindo reproduções, na hora que começou a ficar doente, talvez de alguma questão psíquica, foi colocado, via procedimento legal, para fora de lojas, o que muito me entristeceu, pois com tantos médicos e sua mudança de caráter, quando aparecia com cruzes antigas e grandes penduradas no pescoço ou mesmo um trolha, ou criou alguma indisciplina, já por um desiquilíbrio mental, foi tratado como um reles indisciplinado e colocado para fora da sua Loja de muitos anos. De onde sou obreiro. Isso me chocou muito, pois foi uma atitude desumana e de falta de camaradagem, de tolerância e caridade. Nenhum médico o examinou que tenha chegado ao meu conhecimento. Depois que foi mandado embora da loja, nunca mais tive contato com ele para conversar. E a única vez que nos vimos no Consistório estava sentado e introspectivo, portanto, não quis perturbar o Ir. Lima como eu o chamava. Fica pois não o meu repúdio, pois houve processo legal, mas fica a tristeza no peito de ver que um MESTRE MAÇOM e UM GRANDE ARQUITETO morreu, praticamente, esquecido. Ir. Sangenis, Grande Inspetor Geral, Portador da Comenda do Mérito Montezuma e Membro Efetivo do Consistório nº 1, desde o Ano de 1994 reconduzido pela Legislação que alterou a convocação dos Membros Efetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e gênero, número e grau meu Ir.'. Sangenis. TFA

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.