sábado, 17 de outubro de 2015

Visita de estudos ao Supremo Conselho em 09 de outubro de 2015.

     Na tarde do dia 09 de outubro de 2015, os alunos do 1º Curso de Introdução à História da Maçonaria (Curso de Extensão), realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo à frente o Professor Doutor FERNANDO DA SILVA MAGALHÃES, fizeram uma visita de estudos ao Complexo Arquitetônico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito (Sede do Supremo Conselho), situado Campo de São Cristóvão nº 114, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ.
Link com informações sobre o => Curso de Introdução à História da Maçonaria
    A visita foi guiada pela funcionária Srª ESTHER LOPES PEREIRA, formada em Biblioteconomia e capacitada com importantes conhecimentos acerca da História do Brasil relacionada à Maçonaria.
Trecho da visita ao Centro Cultural, guiada pela Srª ESTHER LOPES.
     A visita iniciou-se pelo Centro Cultural Maçônico, detentor de um significativo acervo histórico-maçônico, e percorreu: a Sala de Leitura José Ramos Penedo; a pinacoteca temática sobre: Maçons Ilustres, o Rio Antigo e o Bairro Imperial de São Cristóvão; continuou pelas Câmaras Filosóficas dos diversos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, e terminou nas dependências do Templo Ecumênico.
Trecho da visita de estudos à Câmara Filosófica da
Augusta Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul. 
    A visita encerrou-se com um coquetel no Salão de Eventos do Complexo Arquitetônico do Supremo Conselho.
   Durante a visita foi ofertado pela Administração do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo Nº 1, a cada aluno visitante, um exemplar do livro Templários, história integral, de autoria do escritor e pesquisador português PEDRO SILVA, especialista no estudo da Ordem do Templo.
    A visita de estudos permitiu aos alunos obterem uma visão complementar sobre a História da Maçonaria brasileira e mundial, a partir dos objetos, quadros, esculturas e informações verbais apresentadas.

2 comentários:

  1. Querido irmão Milton Sacramento
    Excelente iniciativa da UERJ , trazendo a cultura e introduzindo a dimensão do livre pensar ao estudante e ao público de interesse. TFA

    ResponderExcluir
  2. Caro Irmão Artur Apelbaum, agradecemos a sua participação.
    Receba nosso tríplice abraço.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.