Na tarde do dia 09 de outubro de 2015, os alunos do 1º Curso de Introdução à História da Maçonaria (Curso de Extensão), realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo à frente o Professor Doutor FERNANDO DA SILVA MAGALHÃES, fizeram uma visita de estudos ao Complexo Arquitetônico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito (Sede do Supremo Conselho), situado Campo de São Cristóvão nº 114, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ.
Link com informações sobre o => Curso de Introdução à História da Maçonaria
A visita foi guiada pela funcionária Srª ESTHER LOPES PEREIRA, formada em Biblioteconomia e capacitada com importantes conhecimentos acerca da História do Brasil relacionada à Maçonaria.
Trecho da visita ao Centro Cultural, guiada pela Srª ESTHER LOPES. |
A visita iniciou-se pelo Centro Cultural Maçônico, detentor de um significativo acervo histórico-maçônico, e percorreu: a Sala de Leitura José Ramos Penedo; a pinacoteca temática sobre: Maçons Ilustres, o Rio Antigo e o Bairro Imperial de São Cristóvão; continuou pelas Câmaras Filosóficas dos diversos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, e terminou nas dependências do Templo Ecumênico.
Trecho da visita de estudos à Câmara Filosófica da Augusta Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul. |
A visita encerrou-se com um coquetel no Salão de Eventos do Complexo Arquitetônico do Supremo Conselho.
Durante a visita foi ofertado pela Administração do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo Nº 1, a cada aluno visitante, um exemplar do livro Templários, história integral, de autoria do escritor e pesquisador português PEDRO SILVA, especialista no estudo da Ordem do Templo.
A visita de estudos permitiu aos alunos obterem uma visão complementar sobre a História da Maçonaria brasileira e mundial, a partir dos objetos, quadros, esculturas e informações verbais apresentadas.
Querido irmão Milton Sacramento
ResponderExcluirExcelente iniciativa da UERJ , trazendo a cultura e introduzindo a dimensão do livre pensar ao estudante e ao público de interesse. TFA
Caro Irmão Artur Apelbaum, agradecemos a sua participação.
ResponderExcluirReceba nosso tríplice abraço.