sexta-feira, 7 de julho de 2017

Falecimento do maçom MANOEL BENJAMIN DE MENDONZA

       A Administração do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo N° 1 comunica, com extrema tristeza, o falecimento, no dia 24 de junho de 2017, do maçom MANOEL BENJAMIN DE MENDONZA, Grau 33 (Grande Inspetor Geral) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
     O Irmão MENDONZA foi um destacado, honrado e participativo maçom do Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro, sendo um dos mais antigos mestres maçons do nosso Grande Oriente. 

      Nos Graus Simbólicos, pertenceu ao quadro de obreiros da Loja Copacabana N° 1495, da qual foi Venerável Mestre, sendo um dos seus mais antigos membros.

    O maçom MANOEL BENJAMIN DE MENDONZA dedicou à Maçonaria Universal mais de 50 anos da sua profícua vida, sendo digno de todo reconhecimento pelas potências maçônicas nacionais. 

      Nos Altos Graus, foi Grande Secretário e Grande Orador do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo Nº 1 e era detentor da Medalha do Mérito de Montezuma, a mais alta comenda concedida pelo Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito.
O maçom BENJAMIN MANOEL DE MENDONZA 
recebendo a Medalha do Mérito Montezuma 
    Na sessão ritualística de 15 de abril de 2013, foi homenageado pelo Consistório N° 1 (Link para => Homenagem ao Irmão Mendonza).
      Nos últimos anos, o maçom MANOEL BENJAMIN DE MENDONZA pertencia à Administração do Consistório N° 1, onde era Membro Efetivo.
     Que o Grande Arquiteto do Universo acolha o nosso Irmão Mendonza na sua Glória Infinita e reserve a ele o digno lugar pertencente àqueles que deram o melhor de si pela sociedade durante durante a vida.

4 comentários:

  1. As minhas condolências à familia e aos irmãos que conviveram com esse amável irmão que partiu para o o Oriente Eterna.
    José Gama

    ResponderExcluir
  2. Comandante-em-Chefe Ir. Sacramento. Envio a Família enlutada, os mais sinceros pêsames, pela passagem de nosso amigo e Ir. Manoel Benjamin de Mendonza, que a meio Século, assiduamente, se dedicou a Maçonaria Brasileira e Universal. Cumpre dizer, que o saudoso Ir. Benjamin foi Grande Secretário e Grande Orador do Mui Poderoso Consistório dos Príncipes do Real Segredo, Nº 1, onde cumpriu sua Missão até o final de suas forças físicas e mentais, pois que já, nas últimas vezes que estava em seu Posto de Grande Orador, nitidamente apresentava dificuldades para fazê-lo, mas em momento algum, abandonou a sua missão, sendo um exemplo para todos e, principalmente, para os mais jovens. o Ir. Manoel Benjamin de Mendonza era um homem religioso, místico e um verdadeiro Maçom e vem a óbito, no dia 24 de junho, dia do nosso Padroeiro São João Batista, o Precursor do Mestre Jesus. Tal fato, não se trata de uma coincidência, mas do término de sua Jornada aqui neste Orbe Terrestre, no mesmo dia que se festeja a Maçonaria Universal. Por todos esses motivos e mais a amizade que nos unia pelo esquadro e o compasso, lamento, profundamente, a sua perda física, em nosso Consistório, Nº 1. Que Manoel Benjamin de Mendonza siga no Caminho, na Verdade e na Vida que nos foi prometida pelo Mestre dos Mestres - o Nazareno, que trouxe Luz ao Mundo e que por certo iluminará o caminho de nosso querido Grande Inspetor Geral Ir. Manoel Benjamin de Mendonza. Ir. Sangenis, , IME 36.784 Grande Inspetor Geral, Portador da Comenda do Mérito Montezuma e Membro Efetivo do Consistório, Nº 1, desde o ano de 1994 e reconduzido na forma da Legislação Maçônica vigente.

    ResponderExcluir
  3. O verdadeiro Maçom se perpetua pelas suas obras.
    Que a familia se sinta confortada pela memória eterna deste valoroso Irmão.
    Que descansem sua Trolha em lugar de honra.
    Ir.'.Maka

    ResponderExcluir
  4. Não tenho palavras para Exaltar a memorias destes IIrs:. apenas sentimentos. Teria que estudar Livros de Rui Barbosa e Eça de Queiroz para externar minhas Condolências a Família e Todos os IIrs:. do Consistório. Assim Seja.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.